» Alimentos » Receitas » Como Fazer Sabonete de Glicerina

Como Fazer Sabonete de Glicerina

Galeria
Como Fazer Sabonete de Glicerina

A diferença entre sabonetes comerciais e os feitos com glicerina é que os primeiros, apesar de duráveis, ressecam bastante a pele. A maciez da glicerina e os óleos contidos em sabonetes artesanais são muito suaves a ajudam a amaciar e hidratar a pele.
Fazer sabonetes em casa é mais fácil do parece, basta adquirir alguns utensílios e produtos em casas especializadas e começar a fabricar. Boa parte dos materiais necessários não são caros e rendem bastante. Preparamos um guia ensinando como fazer sabonete de glicerina. Para aprender é só ler o passo a passo abaixo.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Essência
  • Glicerina em barra
  • Forma para sabonete
  • Corante
  • Fixador
  • Óleo essencial
  1. 1

    Comprando o material

    Todos os produtos podem ser encontrados em casas especializadas. Será necessário escolher uma essência para os sabonetes, comprar um fixador e algum óleo para complementar o resultado final. Existem vários tipos de glicerina, a transparente é a mais comum. Algumas marcas são mais firmes e fazem mais espuma que outras, essas características serão passadas aos sabonetes. Existem também glicerinas já coloridas.
    O último item necessário para fazer sabonetes artesanais é uma forma. As de acetato são bem baratas, porém mais difíceis de desenformar e tendem a estragar rápido. Se quiser investir a longo prazo, compre uma forma de silicone.

  2. 2

    Fabricando o sabonete

    Pique a glicerina em pequenos pedaços e leve ao fogo em banho-maria. O recipiente em que será levado ao fogo é importante, precisa ser esmaltado ou de vidro. Panelas de alumínio e metal estragam a glicerina.
    Com a ajuda de uma espátula de plástico, dissolva a glicerina e acrescente algumas gotas de essência, fixador, óleo e corante. Mexa brevemente e despeje dentro da forma. Esse processo precisa ser feito rapidamente ou a glicerina endurecerá, criando crostas no sabonete. A camada superior ficará levemente enrugada e opaca, isso já é esperado, portanto não retire essa parte com a espátula.
    Até que estejam secos, não é aconselhável movimentar as formas. Depois de uma hora ou duas, já pode desenformar os sabonetes. Nem sempre a forma de acetato solta na primeira tentativa, jogue delicadamente a forma algumas vezes sobre a mesa para ajudar.

  3. 3

    Incrementando a receita

    Para fazer sabonetes bonitos e originais pode misturar sementes, pedaços de glicerina fosca ou até mesmo esponjas. Use a criatividade para criar modelos únicos. O processo é exatamente o mesmo, coloque as sementes na forma e só então jogue a glicerina.
    Depois de prontos, embale com um plástico próprio ou em saquinhos de acetato e pode vender usar ou dar de presente.

Dicas e AVISOS
  • Mexa o mínimo possivel a mistura. Isso faz com forme menos espuma.
  • Casas especializadas vendem etiquetas prontas para os sabonetes, o que ajuda a dar uma aparência mais profissional ao produto.
Comentários
blog comments powered by Disqus