» Hobby » Artesanatos Trabalhos Manuais » Como fazer scrapbooking

Como fazer scrapbooking

Galeria
Como fazer scrapbooking

Um scrapbook é um livro de retalhos, ou seja um álbum fotográfico de recordações ou recortes que tenta contar uma história. Esta prática já tem mais de 100 anos e, atualmente, representa uma das mais populares formas de artesanato com papel.

O scrapbooking é um vasto mercado, para alguém que leve este passatempo a sério e não se importe de gastar algum dinheiro, existem inúmeros materiais que se podem comprar.

No entanto, se não se estiver na disposição de investir muito dinheiro neste hobby, existem materiais mais baratos e básicos, que aliados à sua imaginação irão resultar em scrapbooks de boa qualidade. No início deve limitar-se a técnicas mais básicas e ir usando técnicas mais complicadas apenas quando já tiver alguma prática.

Os materiais básicos para este passatempo são: uma base de corte, que deve ter o tamanho A3, para fazer cortes precisos devido às suas quadriculas que facilitam as medições; um estilete com tamanho e forma indiferente, logo que seja confortável; uma régua metálica que serve de apoio ao corte com o estilete (deve ser metálica para não se desgastar); cola, de preferência sem ácido para aumentar a qualidade do trabalho, bem como a sua durabilidade; fita adesiva de dupla face, deve usar a variante mais fina para os detalhes e a versão mais espessa, também conhecida como fita banana, para dar relevo; uma tesoura de tamanho médio, mas pode ter um conjunto de tesouras com vários tamanhos e formatos de corte se for mais confortável; papéis de várias cores e padrões, consoante o tipo de scrapbook que pretender fazer; furadores com vários formatos e, por fim, carimbos.

Instruções
  1. 1

    Inicialmente deve-se decidir a ocasião que quer imortalizar no seu scrapbook. Veja suas fotos e escolha as mais relevantes e que consigam exprimir melhor o sentimento que quer passar para o seu trabalho.

    Em seguida, monte um projeto numa folha branca com a montagem que quer fazer. Não fure ou corte as suas fotos e recortes antes de saber bem o que pretende fazer, para evitar desperdícios de material.

  2. 2

    Corte com cuidado as fotos e pedaços de papel colorido que pretende usar e ao aplicar cola tenha sempre muito cuidado para evitar excessos, de modo a não borratar os recortes nem deixar pingos por todo o lado.

  3. 3

    Use carimbos para elementos que pretende repetir ao longo do scrapbook. Pode usar a fita banana para dar relevo a aspectos mais importantes do seu scrapbook, conferindo um efeito 3D. Tente evitar textos muito extensos, ou seja, use frases curtas ou apenas palavras soltas que tenham algum significado para si.

    O objetivo é passar uma mensagem baseada em imagens.

Comentários
blog comments powered by Disqus