» Dinheiro » Leis e Normas » Como fazer segunda via do CPF

Como fazer segunda via do CPF

Galeria
Como fazer segunda via do CPF

O Cadastro de Pessoa Física ou popularmente conhecido por CPF é um numero de inscrição na Receita Federal que todo brasileiro ou estrangeiro com algum vínculo no Brasil deve ter. Se iguala a sua impressão digital, é único e insubistituível, em qualquer lugar do Brasil você será reconhecido por esse número.

Instruções
  1. 1

    Onde tirar o CPF?
    Nas agências da Caixa Econômica Federal, nos Correios e no Banco do Brasil. Para brasileiros que residem no exterior devem procurar uma representação diplomática. Lá preencha um formulário e pague uma taxa de aproximadamente 5,00 reais.

    Documentos necessários:
    Carteira de identidade ou certidão de nascimento(para menores de idade)
    Título de eleitor(opcional) e comprovantes que está quite com a Justiça Eleitoral


  2. 2

    Como solicito a segunda via?
    Primeiro vá a um posto da policia civil mais próximo e faça um boletim de ocorrência, assim estará protegido caso você tenha perdido ou sofrido um roubo e alguém tente usá-lo se passando por você. Encaminhe-se a um dos postos já citados munido do documento de identificação e comprovante de inscrição no CPF. Lá você irá pagar uma pequena taxa.
    Mas se você perdeu o cartão porém tem o número impresso na sua identidade não precisa solicitar a segunda via.

  3. 3

    Como saber a situação atual do seu CPF.
    Vá a o site da Receita Federal e digite no campo indicado seu número então aparecera a Certidão Negativa com sua situação, podem ser elas:
    Regular, pendente de regularização, suspenso, cancelado e nulo.

  4. 4

    Em que casos se solicita o cancelamento?
    Em casos que é comprovada a existência de cópias do número ou de falecimento.
    Leve a uma unidade da receita o CPF, RG, Certidão de Óbito e documento que comprove o parentesco.

  5. 5

    Como regularizar o CPF?
    Verifique se você está em dia com a Declaração do Imposto de Renda. Então vá a uma agência do Banco do Brasil, Correios ou no exterior em representações diplomáticas munido dos seus documentos de identificação (RG, numero do CPF e documento que comprove a não obrigatoriedade do alistamento eleitoral) e pague uma taxa de aproximadamente 5,00 reais. Acompanhe o processo pela internet no site da Receita Federal com seu numero de protocolo.

  6. 6

    O que vai acontecer comigo se meu CPF for suspenso?
    Você irá perder todos os seus direitos políticos e de cidadão brasileiro, não podendo participar de qualquer seleção pública ou em órgãos federais, bem como não receberá provimentos advindos do INSS.

Dicas e AVISOS
  • Enquanto espera seu CPF novo pode entrar no site da Receita Federal e se você lembrar do número pode solicitar um comprovante de inscrição e usá-lo temporariamente.
Comentários
blog comments powered by Disqus