» Alimentos » Receitas » Como fazer sequilhos

Como fazer sequilhos

Galeria
Como fazer sequilhos

Sequilhos, são aqueles biscoitinhos geralmente redondinhos e amarrados em cima, que derretem na boca e de sabor incrível. É difícil quem não goste! O sequilho é das heranças de Portugal, muito consumido nos cafés da manhã e lanches de Minas Gerais. Aprenda como fazer sequilho e tenha sempre em casa para a família e visitas, a receita rende e é muito e é fácil atingir o ponto ideal!

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • 200 gramas de coco ralado
  • 300 gramas de margarina (ou manteiga)
  • 1 1/2 de sopa de açúcar (de preferência refinado)
  • 800 gramas de amido de milho
  • 1 lata de leite condensado
  1. 1

    A receita de sequilho a seguir leva leite condensado e coco ralado, que são opcionais, há quem não goste do coco ralado. Não há problema algum, é só tirar, a massa provavelmente ficará mole, compense acrescentando amido de milho no final se for preciso.

    Como fazer sequilho:

    1- Peneire a farinha, meça os ingredientes separando a quantidade de cada um que irá usar, unte a forma e ligue o forno a 180 graus.
    2- Em uma tigela grande, coloque a farinha de trigo com o coco ralado, faça uma cova no centro e coloque os demais ingredientes: leite condensado e margarina (ou manteiga), misture bem até a massa ficar bem integrada.
    3- Como o ponto da massa dependerá da temperatura que está a margarina e do tamanho dos ovos, pode ser que a massa fique mole, neste caso, vá colocando aos poucos mais amido de milho. A massa tem que soltar das mãos.

  2. 2

    4- Faça bolinhas, amasse com um garfo e deixe-as descansar. Apesar de a receita do sequilho não ir fermento, é bom deixar a massa pelo menos 5 minutinhos coberta com um pano de prato seco antes de ir ao forno.
    5- Lembre-se de que o forno a essas alturas deve estar quente, de forma que o tempo de forno será pequeno. O tempo depende de cada forno, mas em aproximadamente 5 a 10 minutos deve sair uma fornada, tire-os do forno quando dourarem por baixo.
    6- Conserve os sequilhos em potes de vidro ou acrílico tampado para mantê-los crocantes por mais tempo! O segredo para o sequilho ficar crocante é o amido de milho, em qualquer receita de sequilho haverá esse ingrediente, não o substitua.

  3. 3

    7- Variações de sequilhos: A receita básica tem apenas quatro ingredientes (açúcar, amido de milho, ovos e margarina), aqui acrescentamos leite condensado e coco ralado, dessa forma as mulheres mais prendadas poderão criar suas próprias receitas a partir da básica.
    8- Antes de levar o sequilho ao forno, coloque um pedacinho de goiabada encima do sequilho, é uma alternativa de variação. Quem tem jeito para confeitar, pode fazer ao invés de amassar os sequilhos, fazer carinhas para agradar a criançada! É só usar a imaginação!
    9- Sirva com café, chá, chocolate quente, fica uma delícia! Como os ingredientes são básicos, a receita de sequilho tem ingredientes simples, rende bastante e é difícil quem não aprecie essa gostosura aproveite esse passo a passo Como fazer sequilhos e tenha sempre em casa!

Dicas e AVISOS
  • Não utilize farinha na sua receita de sequilho. O aspecto crocante é atingido por causa do amido de milho.
  • O uso da farinha na receita do sequilho pode deixá-lo duro ao invés de crocante.
Comentários
blog comments powered by Disqus