» Alimentos » Receitas » Como fazer shitake

Como fazer shitake

Galeria
Como fazer shitake

O Shitake é uma variedade de cogumelo comestível originário dos países orientais, que é muito utilizado na culinária destes países e mais recentemente está começando a ser também introduzido na culinária ocidental.
O shitake é um alimento extremamente rico em vitaminais e minerais, pois cerca de 20% do seu peso é constituído por esses elementos benéficos à saúde, tais como proteínas, ferro, cálcio, fósforo e potássio.
Ele também é rico em fibra, o que melhora a digestão, além de ter também baixo nível de gordura e poucas calorias.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • 5 colheres de sopa de molho Shoyo
  • 1 pé de cebolinha
  • 100 gramas de manteiga
  • 5 colheres de sopa de Saquê
  • 200 gramas de cogumelos Shitake
  • sal a gosto
  1. 1

    Existem várias formas de fazer shitake, e uma das receitas mais fáceis de fazer e mais saborosa, é o shitake na manteiga.

    Como fazer:

    Lave muito bem os cogumelos, e corte os cogumelos shitake em fatias, removendo os caules.
    Coloque a manteiga em uma frigideira e leve ao fogo. Quando a manteiga estiver derretida adicione os cogumelos, junte um pouco de sal a gosto, e deixe saltear os cogumelos em fogo médio, e vá mexendo de vez em quando.
    Quando sentir que os cogumelos estão ficando douradinhos, adicione em primeiro o molho shoyo e deixe apurar um pouco. Uns momentos depois junte também o molho saquê, e deixe apurar por mais 2 minutos. Desligue o fogo e polvilhe com a cebolinha picada e misture tudo.
    Este preparado de cogumelos pode ser acompanhado de um arroz bem soltinho.

  2. 2

    Em alternativa, outra forma muito prática de fazer o shitake é o risoto de shitake.

    Como fazer:

    Cozinhe 1 xícara de arroz próprio para risoto, em uma panela com um pouco de água e reserve.
    Em outra panela, leve a cebola picada a dourar em um pouco de azeite ou manteiga, junte 150 gramas de cogumelos shitake cortados, e deixe dourar um pouco.
    Tempere com uma pitada de sal, e adicione o arroz cozido, adicione uma colher de amido de arroz diluído em um pouco de água, e mexa um pouco. Sirva com cebolinha ou salsa picada.

  3. 3

    Pde-se encontrar o shitake à venda fresco ou desidratado.

    A versão natural e fresca é naturalmente mais saborosa, mas a versão desidratada é uma boa alternativa ao cogumelo fresco, e muito prática de usar no quotidiano, pois para que ele fique idêntico ao fresco basta colocar o shitake de molho em um recipiente com água durante 30 minutos, e ele ficará hidratado e macio.

Comentários
blog comments powered by Disqus