» Alimentos » Receitas » Como fazer strogonoff de frango simples

Como fazer strogonoff de frango simples

Galeria
Como fazer strogonoff de frango simples

O strogonoff é um prato composto por pedaços de carne servidos com um molho a base de creme de leite, mas ao longo dos tempos tem sofridos muitas alterações a receita original.
A receita original de strogonoff consistia em pedaços empanados de carne bovina com um molho de mostarda, um molho de legumes e uma porção de creme azedo.
Registros de 1912 indicam que foram adicionados á receita original cebolas e um extrato de tomate, sendo depois servido com batatas em palito, outra tradição na culinária russa.
Em 1938, a Larousse Gastronomique optou por trocar os pedaços de carne empanados por tiras de bife, manteve as cebolas mas o molho de mostarda ou o extrato de tomate eram opcionais.
A partir dos meados dos anos 50 esta receita se tornou mundialmente popular, devido aos emigrantes russos e chineses.
Foi na França que o strogonoff adquiriu os cogumelos e em alguns países europeus era confeccionado com vinho, ketchup em vez de extrato de tomate, frango, palmito ou milho e servido com panquecas ou batatas assadas.

Venha conferir aqui a evolução deste prato e como preparar, no conforto da sua casa, um belo strogonoff de frango simples para a sua família.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • 4 colheres de sopa de óleo
  • 2 colheres de sopa de farinha maizena
  • 250 gramas de cogumelos frescos
  • 2 dentes de alho
  • 1 quilo de filé de peito de frango
  • 1 cebola roxa média
  • 1 xícara de água
  • 1 limão
  • 200 mililitros de molho de tomate
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de chá de pimenta do reino moída na hora
  • 1/2 xícara de creme de leite
  1. 1

    Para confecionar o strogonoff:
    1. Lave cada pedaço de pedaço de peito de frango em água corrente fria.
    2. Com uma faca afiada, corte a carne em pedaços pequenos, coloque-os em uma tigela, tempere com sal, pimenta e suco de limão e deixe repousar a marinada por 2 horas.
    3. Pique finamente a cebola e os alhos e dilua a maizena em ¼ de xícara de água. Reserve a restante água para cozinhar o frango.
    4. Em uma frigideira funda com tampa aqueça o óleo, junte a cebola e o alho. Deixe dourar e coloque o frango junto com os cogumelos.

  2. 2

    5. Mexa frequentemente o frango e deixe dourar. Junte a água e o molho de tomate.
    6. Tampe a frigideira e deixe cozinhar até o frango ficar macio.
    7. Junte a maizena diluída e mexa até o molho engrossar.
    8. Acrescente o creme de leite e mexa sempre até o molho engrossar de novo, tendo o cuidado de não deixar levantar fervura.

  3. 3

    Este prato pode ser acompanhado de variadíssimas formas como por exemplo, com arroz branco simples, arroz basmati ou arroz pilaf; com batata frita em palito ou batata palha; ou com uma salada, quer seja só de alface como uma salada mais composta, de alface, tomate e cenoura ralada, ou outra, a seu gosto.

Comentários
blog comments powered by Disqus