» Tecnologia » Software » Como fazer sumario no Word

Como fazer sumario no Word

Galeria
Como fazer sumario no Word

Microsoft Word é um dos melhores editores de texto de hoje em dia. Ele é versátil, profissional e contém ferramentas para todas as possíveis situações. Porém, por ser tão versátil, algumas de suas ferramentas mais requisitadas ficam escondidas aos olhos do usuário. Tal é o caso do Sumário. Portanto, vamos lhe mostrar como fazer um sumário automático para seu texto.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Microsoft Word
  1. 1

    Organize seu texto

    A primeira coisa que temos que fazer para podermos ter um Sumário automático é editarmos nosso texto para que ele fique organizado e pronto para uso pelo Sumário. Encontre as partes que devem ser separadas em seus próprios capítulos e, na separação, clique na sua barra de estilos no estilo “Título 1”, e então digite o nome do capítulo — Se não souber como nomear seu capítulo, muitos chamam-nos de “Capítulo 1” e assim por diante. Isso fará com que o Sumário, quando for criado, reconheça esses capítulos e os coloque automaticamente na lista.

  2. 2

    Crie Subcapítulos (Opcional)

    Às vezes, simples capítulos não são suficiente para organizar e sumarizar um texto. Nessas ocasiões, é-se necessário a criação de subcapítulos. Subcapítulos são comumente usados para separar partes distintas que falam de um mesmo tema, e o Microsoft Word já vem com uma forma de criá-los sem muitos problemas. Simplesmente clique na parte onde quer criar um subcapítulo e clique em “Título 2”, digitando em seguida o nome do subcapítulo — novamente, quando não se sabe como nomear um subcapítulo geralmente se usa “Subcapítulo 1” e por diante.

  3. 3

    Crie o Sumário

    Se você seguiu todos os passos até aqui corretamente, seu texto já deve estar organizado e pronto para se adicionar um sumário. Adicionar o sumário é a parte mais simples do processo: Simplesmente clique em “Referências”, “Sumário” e escolha o seu sumário automático de preferência. Assim que você escolher seu sumário, ele aparecerá com todos os capítulos e subcapítulos aparecendo corretamente, com suas páginas indicadas.

    Parabéns, você fez um sumário!

Dicas e AVISOS
  • Você pode criar diversos sumários em um mesmo texto ao se separar seções do texto. Isso, porém, é mais complicado e avançado.
  • Caso seu sumário não esteja mostrando novos capítulos criados, simplesmente clique em “Atualizar Sumário” e então em “Atualizar o Índice inteiro”.
  • Caso queira organizar ainda mais seu texto, você pode adicionar no final de cada capítulo uma quebra de página, em “Inserir” e “Quebra de Página”
  • Você pode customizar não apenas o sumário, como também os capítulos sem estragar seu sumário, contanto que não mude o nome dos estilos.
Comentários
blog comments powered by Disqus