» Alimentos » Receitas » Como fazer sushi doce

Como fazer sushi doce

Galeria
Como fazer sushi doce

O sushi não é simplismente o tradicional bolinho de arroz enrolado com algas que conhecemos atualmente.
Na realidade, o sushi não era um prato japonês, tendo sua origem na China como modo de conservar peixes por fermentação. Os peixes eram colocados em barris de madeira com camadas de arroz e deixados tampados fermentando por cerca de um a três anos. Isso inviabilizava o consumo do arroz usado no processo de conservação, que ficava estragado.
A técnica então foi introduzida no Japão no século VII, onde fez mais sucesso do que na China, tanto que muitos leitores até o presente momento devem ter pensado que o sushi era um prato tipicamente japonês. Lá sofreu algumas alterações na técnica, onde foram acrescentadas pedras nos tonéis para prensar as camadas de arroz e de peixe. Esse tipo de sushi ficou caracterizado como "Nare zuchi" e era comumente feito com a carpa. Tinha um odor e sabor muito fortes, o gosto da 'conserva' tirava quase que totalmente o gosto do peixe.
Oito séculos depois a técnica foi novamente aprimorada no Japão, sendo o tempo de fermentação reduzido para um mês, o que já permitiu que o arroz fosse aproveitado para ser consumido junto com o peixe. Ficou conhecido como "nama nare zushi", a primeira forma de sushi moderno.
Após isso veio o "Haya zuchi" no qual o tempo de preparo e fermentação ficou reduzido a um dia, e como foi uma criação feita em Edo (uma bahía de Tóquio), os peixes eram consumidos frescos, crus. Além disso ouve um acréscimo de vinagre que deu um sabor bem diferenciado ao prato,
Há muitos outros tipos de sushi, porém, entre eles, um dos mais populares é o Niguiri zuchi _ feito por Hanaya Yohei (considerado o primeiro sushiman da história)_ que era um sushi mais sofisticado já, com fatias de peixe cru por cima, feitas para serem comidos na hora e que dispensavam rashis, podendo ser ingeridos com as mãos. Como não havia conservação por frio (gelo) na época, os sushis eram mergulhados em molho de soja/ e ou vinagre para serem melhor conservados.
No Brasil, com certeza é o Maki sushi (ou 'sushi' enrolado), ou o típico sushi enrolado em alga que vemos nos cardápios de self services e fast foods japoneses.

Instruções

Coisas que você precisa

  • Ralador.
  • Uma boa faca ou cortador de alimentos.
  1. 1

    Ingredientes:

    Arroz doce:

    - Cem gramas de arroz.
    - Duzentos e cinquenta gramas de açúcar.
    - Duzentos ml de água.
    - Trezentos e cinquenta ml de leite.
    - Cento e cinquenta ml de nata.
    - Canela em pau.
    - Casca de limão ralada.
    - Casca de laranja ralada.
    - Uma pitada de sal.

    Frutas:

    Papaia, manga, abacaxi, abacate, banana, kiwi, morango...

    - Para o recheio corte as frutas em palitos e pedacinhos pequenos.
    - Para enrolar o sushi corte mangas ou mamão papaia em tirar largas, de modo que possam ser enrolados.

  2. 2

    Cozinhar o arroz em fogo médio junto com a pitada de sal, até que quase toda a água evapore. Reserve.
    Ferva o leite com a canela e as cascas de limão e laranja, junto ainda com a nata.Despeje sobre o arroz na panela.
    Mexa continuamente até que o arroz fique mais cozido e macio. Junte o açúcar e ferva por mais dois minutos. Peneire o arroz para que todo o excesso de leite saia e o arroz fique sequinho (mas não jogue fora o líquido). Refrigere o arroz um um pote/frasco e o líquido em outro.
    Agora, depois de deixar o arroz firmar na geladeira, pegue as tiras de frutas e enrole. A seguir vá "espetando" os pedacinhos de frutas já picados. Pode regar com o resto do leite gelado.

Comentários
blog comments powered by Disqus