» Alimentos » Receitas » Como fazer tapete de barbante

Como fazer tapete de barbante

Galeria
Como fazer tapete de barbante

Os tapetes de barbante são versáteis, bonitos e duráveis.
Podem decorar sala, quarto, corredores, banheiros e quaisquer outros ambientes.
A maioria é feita em crochê e as formas são as mais variadas, redondo, quadrado, em leque, oval e etc. Cada formato exige uma receita específica e noções básicas de crochê.
Veja como fazer tapete de barbante com passo a passo, simples e bonito e dicas de variações como o tapete de barbante em trico!

Instruções

Coisas que você precisa

  • 1 cone de Barbante nº12.
  • Agulha de Crochê nº4,5.
  1. 1

    Os pontos utilizados nesta receita são: correntinha, ponto baixíssimo e ponto alto.

    Como fazer tapete de barbante
    Comece fazendo 46 correntinhas e sobre cada uma, faça um ponto alto.
    Faça três carreiras em ponto alto.

  2. 2

    A partir da quarta carreira siga o gráfico.
    Observe que os primeiros e os últimos onze pontos de cada carreira são em ponto alto, isso deixará o tapete mais firme depois de pronto.

    O tapete é trabalhado em idas e voltas e não em voltas completas como os redondos, por isso imprima o gráfico em papel vegetal para acompanhar no avesso os pontos da carreira de volta.

    As últimas três carreiras são iguais às três primeiras, tudo em ponto alto.

  3. 3

    Se ao terminar achar que o tapete ficou pequeno para seu gosto, faça um bico de crochê em volta, fazendo voltas completas como se estivesse fazendo bico em volta de uma toalha.
    Isso vai aumentar o tamanho e dar um acabamento ao seu tapete.

  4. 4

    Variações:

    - Com um tapete quadrado ou retangular, facilmente se tem um tapete de vaso sanitário. Basta aumentar algumas carreiras nas laterais conforme sugere o gráfico.

    - Conforme adquire prática, conseguirá variar o modelo, mas para variar o modelo de forma simples, faça à parte flores de crochê com barbante colorido e aplique, costurando com pontos à mão.

    - Se desejar um tapete mais firme e com pontos fechados, faça-o todo em ponto alto. Ao atingir o tamanho desejado, faça um bico de crochê em volta para dar um acabamento bonito.

  5. 5

    Como fazer tapete de barbante em trico

    - Quem não domina a técnica do crochê, mas manda muito bem com duas agulhas, pode fazer o tapete de barbante em tricô. Faça uma amostra de 10 pontos X 10 carreiras, para calcular quantos pontos precisará por na agulha para ter um tapete de barbante em trico no tamanho desejado. Use agulha número 3,5 para o barbante sugerido.

Dicas e AVISOS
  • Para alegrar a casa, faça essa mesma receita com barbante colorido como o Barroco.
  • Se preferir usar um barbante mais fino, troque também a agulha. Nos cones sempre há a indicação da melhor agulha.
  • Para que o tapete da sala fique firme, faça-o em tamanho suficiente para prender as quatro pontas embaixo de móveis, como sofá, mesa lateral, mesa de centro, etc.
  • Quanto mais fino o barbante, mais mole ficará o tapete. Se a intenção é ter um tapete firme, escolha barbantes grossos.
Comentários
blog comments powered by Disqus