» Hobby » Artesanatos Trabalhos Manuais » Como fazer tapete de barbante no tear

Como fazer tapete de barbante no tear

Galeria
Como fazer tapete de barbante no tear

O tapete é um artigo de decoração importante em uma residência, não serve apenas para enfeitar o local, ele também pode ser usado para promover a segurança dos moradores de uma casa onde o piso é escorregadio.

Em regiões que faz muito frio, espalhar tapetes pelo ambiente é um método para mantê-lo aquecido.

São encontrados tapetes dos mais variados tipos, tamanhos, texturas e cores. Existem lojas que são especializadas em vender este artigo, mas também é possível criar o seu próprio tapete conforme o seu gosto.

Uma das maneiras de fazer tapete é usando o barbante. Confira abaixo como fazer barbante no tear.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Para fazer o seu tapete de barbante será preciso comprar um tear, que normalmente é vendido em lojas de artesanato por um preço bastante acessível.

    A quantidade de barbantes para a confecção vai depender do tamanho que a pessoa deseja dar ao tapete, se for pequeno de três a quatro rolos de barbante são o suficiente, mas se a intenção é fazer maior será necessário comprar de cinco a oito rolos.

    Para começar a fazer o tapete, pegue uma tesoura e corte vários fios de barbante no comprimento desejável, quanto mais fios forem usados, mais largo será o artigo de decoração.

  2. 2

    Coloque o tear sobre uma superfície plana e depois fixe as pontas do barbante nesta ferramenta, de modo que os fios fiquem bem esticados, facilitando o seu trabalho.

    Usando os pegadores do tear comece a trançar o formato do tapete.

    Faça pontos cruzados entrelaçando os barbantes para que eles fiquem bem presos e não se soltem com facilidade quando forem colocados no chão.

    Pegue dois fios de cada lado deixando dois no meio, vá trançando os dois dos cantos sobre os do meio. Realize este processo até construir a base do tapete.

    Ele pode ser confeccionado inteiramente assim ou podem ser acrescentados novos pontos. Tudo depende do modelo de tapete que está sendo feito.

  3. 3

    Quando você tiver concluído o a superfície do tapete é hora de fazer o seu acabamento, que pode ser feito no tear ou à mão.

    Pegue dois barbantes entrelace-os e vá passando prendendo-os na beirada do tapete.

    Para finalizar, corte as sobras com a tesoura, amarre as pontas e retire o tapete do tear.

Dicas e AVISOS
  • Compre barbante sempre a mais, pois é preferível sobrar que faltar na hora de fazer o acabamento.
  • Faça pontos fortes para que o tapete não se solte com facilidade.
Comentários
blog comments powered by Disqus