» Casa » Design e Decoração Interior » Como fazer tapete de barbante oval

Como fazer tapete de barbante oval

Galeria
Como fazer tapete de barbante oval

Os tapetes podem ser usados em ambientes para complementar a decoração. Além disso, eles também conseguem manter o ar quente na residência, nos dias de calor e protegem o piso de eventuais sujeiras ou manchas. Enfim, é raro encontrar uma casa que não tenha pelo menos um tapete.

Este artigo pode ser comprado em diversas lojas, mas também é possível confeccionar modelos personalizados. Existem diversas técnicas que possibilitam a criação de tapetes exclusivos, dentre elas pode-se destacar uma simples e prática de fazer, que utiliza barbantes e alguns pontos de crochê. Confira abaixo como fazer tapete de barbante oval passo a passo.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Agulha grande
  • Agulha de crochê
  • Barbante
  • Fio colorido
  • Tesoura
  1. 1

    Em primeiro lugar comece separando o barbante. Portanto, corte os fios de acordo com o tamanho e largura que o tapete será feito. Pegue a primeira linha e com o auxílio da agulha de crochê faça uma espécie de nó, passando uma das pontas por dentro do círculo.

  2. 2

    A partir daí comece a fazer uma seqüência de dez carreiras de ponto corrente. Quando chegar ao final, dê mais uma vez o ponto nó, para firmar a primeira fileira. Na seqüência, continue fazendo o mesmo ponto, porém dessa vez construa apenas nove carreiras.

  3. 3

    Agora faça duas carreiras de ponto alto com nove casa, para diferenciar o design do tapete. Depois volte a fazer o ponto corrente, elabore duas fileiras de oito pontos corrente cada. Quando chegar ao fim, faça o nó e construa mais duas seqüências de ponto alto com oito casa.

  4. 4

    Faça este procedimento até chegar a fileira com seis casas. Quando isto acontecer, volte a aumentar a as seqüências, subindo para duas carreiras de sete, oito, nove e dez. Não se esqueça de fazer as mesmas intercalações com duas fileiras de ponto alto.

  5. 5

    Depois deste processo, será possível notar que o tapete está com um formato oval, utilizando a agulha faça um nó para baixo e amarre o barbante para que ele não se solte. Por fim, é hora de fazer o acabamento da peça.

  6. 6

    Basta pegar um fio colorido e passar em uma agulha grande, em seguida transpasse-o pelo tapete de baixo para cima, de modo a criar um bico, faça isso até contornar completamente o artigo. Os pontos a serem dados devem ser bem firmes, para que o barbante não solte com o passar do tempo.

    Ao concluir, faça um nó de arremate na parte de trás do tapete. Quem quer deixar o artesanato mais decorado pode fazer aplicações de miçangas, nas linhas ao arredor.

Dicas e AVISOS
  • Faça ponto corrente.
  • Faça pontos firmes para o barbante não se soltar.
Comentários
blog comments powered by Disqus