» Alimentos » Receitas » Como Fazer Tapete de Barbante Quadrado

Como Fazer Tapete de Barbante Quadrado

Galeria
Como Fazer Tapete de Barbante Quadrado

Os tapetes feitos com barbante são utilizados para presentear, ou como na maioria das vezes para decorar um ambiente como: salas, quartos, banheiros, corredores e muitos outros locais, deixando um ar de elegância.

Tem uma aparência agradável e são duráveis, podendo ser comercializados. Dividem-se em vários formatos e texturas, mas a maioria é confeccionado em crochê. Possuem formas variadas como: ovais, quadrado ou retangular, mas para iniciar seu desenvolvimento é preciso ter um conhecimento básico do crochê e seguir corretamente os gráficos.

Veja a seguir como fazer um tapete quadrado em cru e azul de 42cm por 42cm.

Instruções

Coisas que você precisa

  • 2 Rolos de barbante (1 azul e 1 cru), 1 tesoura,1 agulha de crochê 3,5 e uma fita métrica.
  1. 1

    Para confeccionar este tapete, primeiro é necessário separar 2 rolos de barbante 1 azul e 1 cru nº6 e uma agulha para crochê 3,5.

    Inicie com o barbante cru. Faça uma correntinha com 88 pontos, depois suba 3 e volte com 4 pontos altos. Agora 4 correntinhas, 4 pontos altos até o fim dos 88 pontos.

    Na volta faça o contrário, onde for alto coloque correntinha, e onde for correntinha coloque ponto alto até terminar todo o trabalho.Trabalhe com 37cm, corte o barbante para finalizar e esconda a ponta.

  2. 2

    Comece trabalhar o barbante azul contornando todo o trabalho já realizado em ponto baixo.

    Quando chegar ao fim da volta toda, suba uma correntinha, faça dois pontos baixos juntos e três correntinhas. Em seguida pule até o quarto ponto baixo da sequencia anterior, faça outro ponto baixo e mais três correntinhas até terminar a carreira toda (formando argolinhas).

    Na próxima carreira suba três correntinhas e faça mais dois pontos altos, formando ao todo três pontos altos. Siga com duas correntinhas, mais três pontos altos na argolinha que foi feita anteriormente. Siga essa sequência até terminar a volta toda, corte o barbante azul e finaliza escondendo o barbante que sobrar.

  3. 3

    Volte a usar o barbante na cor cru, para fazer o acabamento do tapete.

    Faça um ponto baixo entre os pontos altos da carreira anterior e mais 4 correntinhas, que deveram ficar sobre os pontos altos feitos antes, fazendo um ponto baixo em seguida para segurar e formar uma argolinha, forme mais quatro correntinha e feche com mais um ponto baixo. Repita a sequência até o fim da volta.

    Se necessário aumente uma correntinha nas bordas, para não ficar repuxado. Ao fim o trabalho vai ter 42cm por 42cm, formando assim um tapete quadrado de barbante pronto para decorar mais um ambiente.

    Se for da preferência podem ser acrescentados alguns enfeites, como flores artesanais feitas no próprio barbante, com a cor da preferência.

Dicas e AVISOS
  • Siga as instruções para não se perder ao decorrer da confecção do tapete.
  • Utilize barbantes confiáveis para ao ser lavado não soltar tinta.
Comentários
blog comments powered by Disqus