» Casa » Consertos e Reformas Domésticas » Como fazer telhado colonial

Como fazer telhado colonial

Galeria
Como fazer telhado colonial

Chegou a hora de fazer o telhado. Essa é a parte que mais gera dúvida na construção de uma casa simples, especialmente nas que foram feitas sem o planejamento de um arquiteto ou engenheiro.

Muitas são as razões que dificultam a contratação de um profissional, a principal é a falta de verba. Daremos dicas de como fazer um telhado colonial tomando como exemplo uma água, que é o telhado mais simples.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Tire a medida da área onde será colocado o telhado para saber a quantidade de telhas que precisará comprar usando o seguinte modelo de cálculo: Para cada metro quadrado de cobertura, você usará 24 peças (telhas), multiplique 24 pela metragem quadrada total.Para fazer o madeiramento do telhado (estrutura) você precisará de ripas e caibros (são peças de madeira), para arrumar as telhas.

  2. 2

    Primeiro prepare a estrutura do telhado começando a arrumar as madeiras de cima para baixo. É muito importante que o telhado tem uma inclinação que permita a descida da chuva com facilidade, para isso, faça uma mureta de tijolo com 15 centímetros de diferença de altura para a parte da frente da casa. Caso a casa não tenha laje, faça a altura com madeira.

  3. 3

    Comece arrumando os caibros com espaçamento de meio metro de distância entre cada um. Em seguida arrume as ripas que devem estar à distância de 38 centímetros e meio cada, para não correr o risco de ficar muito longe e não suportar o peso.

  4. 4

    Assentamento das telhas. Antes de colocar as telhas, pinte com tinta indicada para telhados ou impermeabilize, use verniz que contenha filtro solar em sua fórmula para que tenham maior durabilidade.Coloque as telhas sempre respeitando o sentido de cima para baixo, arrumando de modo que uma fique bem presa a outra para evitar que se soltem.

  5. 5

    Faça o beiral. Para dar o toque no acabamento que embeleza o telhado colonial, irá evitar que fique a chuva faça uma poça rente à parede. Estenda a armação de madeira a uma distância tanto para os lados como para frente. Se não for varanda, não é preciso que seja muito grande, mas é necessário uma largura que proteja a porta e as janelas para não receber chuva diretamente e encharcar a parede.

Dicas e AVISOS
  • Para que a casa fique menos quente, antes de assentar as telhas, coloque manta térmica para reduzir o calor. Caso não seja possível, pintar a telha colonial de branco e depois envernizar ajuda na redução do calor.
  • Para que a casa fique com visual mais alegre e contemporâneo, você pode optar por outras tonalidades de cores além da tradicional para telhados. Nas lojas especializadas para venda de tintas é fácil encontrar tinta para telhas com novas cores.
  • Antes de preparar a base madeirada para o telhado, verifique se as madeiras estão livres de cupim.
Comentários
blog comments powered by Disqus