» Hobby » Artesanatos Trabalhos Manuais » Como fazer tinta guache

Como fazer tinta guache

Galeria
Como fazer tinta guache

Agora as férias acabaram e as crianças já voltaram às salas de aula, mas, no período em que elas estão em casa, você fica se perguntando que tipo de atividade pode ser divertida, aguçar a criatividade e, melhor, custar muito pouco? Pois bem, apresentamos-lhe uma receita caseira de tinta guache.

A tinta guache é a mais recomendada para a brincadeira das crianças, uma vez que não é tóxica e é feita à base de água. E, por ser à base de água, depois de feita a sujeira tudo fica limpinho num estalar de dedos, apenas com água. Não se preocupe.

Como a brincadeira com esse tipo de tinta, como já dito, pretende, entre outras coisas, estimular a criatividade, o ideal é que você adquira as mais variadas cores, para que as crianças soltem mesmo a imaginação. Como isso pode sair um pouco caro, a tinta guache caseira também é econômica nesse sentido. Você pode fazer tintas de cores diferentes usando a mesma "massa". A receita é simples e muito prática. Então, faça a alegria das crianças nas próximas férias ou no próximo final de semana. Mãos à obra!

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Os ingredientes para produzir a tinta guache na sua casa são:

    - 1 litro de água
    - 1 xícara de chá de farinha ou amido de milho
    - 3 colheres de sopa de vinagre
    - Anilina de diversas cores

  2. 2

    Em uma panela, leve ao fogo a água e a farinha ou o amido de milho e misture bem - misture sem parar para que a farinha/amido não se acumule e para que, assim, não se formem bolhas. Você perceberá a formação de um mingau. Não deixe que fique muito grosso. Tire a mistura do fogo e, quando esfriar, acrescente o vinagre. Está pronta a "massa" da sua tinta caseira.

    Em potes de reciclados - de maionese, café, azeitona -, coloque quantidades iguais da massa. Em seguida, acrescente em cada um a anilina (de cores diferentes). Misture até que ela seja totalmente incorporada à "massa". Pronto! Agora é só começar a fazer a festa da criançada (e a sua também).

  3. 3

    Para a brincadeira ficar ainda mais divertida, distribua para as crianças as tintas caseiras e também cartolinas de cores variadas. Isso, além de aguçar a criatividade delas, vai ficar muito bonito de se ver.

    Depois da bagunça, como já dito, basta dar um belo banho em todas elas apenas com água - amor - e sabão.

Comentários
blog comments powered by Disqus