» Casa » Jardinagem » Como fazer trabalhos artesanais com ferro

Como fazer trabalhos artesanais com ferro

Galeria
Como fazer trabalhos artesanais com ferro

O ferro forjado tem muitos usos decorativos e funcionais, incluindo grades, portões, bancos, camas, as hastes de cortina e outras artes e ofícios. O ferro forjado pertence à família dos metais ferrosos com baixo teor de carbono e alta temperatura de fusão, cerca de 2.700 graus Fahrenheit. Dois métodos de dobrar ferro forjado estão usando ferramentas de conformação ou calor. Dependendo do grau da curva, as ferramentas podem deixar marcas ao dobrar os pontos de tensão, fazendo com que o calor seja a melhor escolha. Veja como proceder nos seguintes passos:

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Para manobrar e dar forma a frio, coloque a haste de ferro forjado ou outra peça plana de ferro para trabalhar em uma bancada montada e aperte o torno para segurar o ferro forjado firmemente no lugar.

  2. 2

    Faça uma curva no ferro optando por dobrar para um dos lados a sua peça. Utilize um objeto em madeira ou ferro para servir de alavanca ou de molde durante a execução da dobra. O ferro forjado permite criar formas variadas. Os moldes ou formas estão disponíveis em vários tamanhos para criar praticamente qualquer contorno. As formas ou modelos mais conhecidos no uso de ferro forjado são os que se executam com um conjunto de ferramentas de dobra e dobradores de ferro forjado.

  3. 3

    Segure a extremidade livre do ferro forjado com apertos do torno e puxe-o em todo o comprimento para criar uma forma. Faça com que os seus movimentos permitam virar várias vezes o ferro, deslizando uma ferramenta ao mesmo tempo que vai curvando o ferro forjado e torcendo a ferramenta à esquerda ou direita. Uma ferramenta de torção é uma peça plana de metal com uma ranhura cortada pelo meio que se encaixa sobre o ferro forjado.

  4. 4

    Para manobrar e dar forma ao ferro a quente, use uma protecção ou máscara resistente ao calor no seu rosto e um avental de couro e luvas de soldagem. Depois, determine o ponto sobre a haste de ferro forjado para dobrar e moldar.

  5. 5

    Segure ferro forjado com pinças de ferreiro e aplique calor no ponto de dobra com uma tocha de propano, tocha de oxiacetileno ou fogo de carvão intenso. Deixe o ferro forjado ao calor até que ele brilhe numa cor laranja brilhante.

  6. 6

    Coloque o ferro forjado em uma bigorna e bata-lhe no final, sem aquecimento, com um martelo de ferreiro de quatro quilos para dobrar ângulos e curvas. Coloque as formas/moldes já existentes sobre a bigorna para criar outras formas e curvas através do uso de um martelo de ferreiro sobre a peça de ferro forjado quente.

Comentários
blog comments powered by Disqus