» Casa » Jardinagem » Como fazer trabalhos artesanais de cerâmica

Como fazer trabalhos artesanais de cerâmica

Galeria
Como fazer trabalhos artesanais de cerâmica

Fazer cerâmica artesanal é um ótimo passatempo, mas requer alguma perícia e prática. O essencial é ter vontade de aprender e perceber aos poucos os melhores métodos. Nesse artigo iremos dar a conhecer o passo a passo para se iniciar nesta atividade. Brevemente poderá você mesmo fazer objetos decorativos artesanais.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • fio de corte
  • Barro
  • vidrado
  • Forno de cozedura de barro
  • tecos de modelagem
  • esponja
  • prancha de trabalho
  1. 1

    Compre o barro já preparado (sem impurezas, amassado e partido em barras) numa olaria ou loja da especialidade. Note que o barro vermelho é apropriado para vidrados transparentes ao passo que o barro branco é melhor para vidrados coloridos.

    Para fazer a peça você vai precisar de um fio de corte para separar a peça do excedente, uma prancha de trabalho se for trabalhar na roda, uma esponja para modelar e tecos para modelagem de barros. Com as mãos, essas ferramentas e muita criatividade, irá construir belas peças. Para decorar a sua peça você pode usar, com o barro ainda mole, qualquer peça que queira. Uma tira de tecido, conchas, seixo...Calque os objetos no barro e pronto! Poderá também fazer formas com o barro, bolinhas, minhocas e outras mais que poderá incluir na sua peça principal.

  2. 2

    Depois de fazer as peças você terá que as cozer. Para isso antes terão de secar. Não o coloque ao sol, ou poderá estalar. O melhor é secar protegido do sol, gradualmente, e claro, o tempo que demora depende da temperatura do ar e do tamanho da peça.Existem peças em barro que não necessitam de ser cozidas e então são pintadas com tintas próprias ou envernizadas para proteção. As peças que vão ser cozidas podem levar mais acabamentos e até serem vidradas de novo depois de pintadas e cozidas.

  3. 3

    Para cozer, a peça completamente seca deverá ficar no forno a 100 graus. Retire as peças do forno apenas quando estiverem frias para não sofrerem choques térmicos. A peça está agora pronta a ser vidrada. Para aplicar o vidrado, que você encontra numa loja da especialidade e que deve usar de acordo com as instruções do fabricante, você deve retirar o pó da peça, se certificar que a peça não está engordurada com gordura das mãos e mergulhar a peça no vidrado ou deitar o vidrado sobre ela. Cuidado para não colocar vidrado na parte de baixo da peça para ela não colar no forno. Retire o excesso no fim sacudindo. Você pode agora retocar com um pincel. Depois de secar completamente você pode colocar no forno para cozer. Coloque na temperatura indicada para o vidrado que você adquiriu (400 ou 930 graus mais ou menos).

Comentários
blog comments powered by Disqus