» Hobby » Viagens no Brasil » Como fazer tulipas de tecido

Como fazer tulipas de tecido

Galeria
Como fazer tulipas de tecido

Elas viraram mania entre artesãos brasileiros, as tulipas feitas de tecido são fáceis de fazer para quem tem habilidade intermediária com trabalhos manuais. Elas podem ser feitas com tecidos de algodão, como tricoline e popeline, e servem para decorar e presentear. Aprenda essa técnica, floresça sua casa e encante amigos com os encantos da tulipa da tecido!

Instruções

Coisas que você precisa

  • Palitos de churrasco
  • Manta acrílica para enchimento
  • Linha nas cores do tecido
  • Agulha de mão
  • Bola de isopor de aproximadamente 3cm
  • Crepom verde ou retalhos de tecido verde para encapar o caule
  • Retalhos de tecido de algodão
  1. 1

    Separe retalhos de tecidos de algodão que tenham a metragem aproximada de 12 X 8 cm. Quando fizer as primeiras tulipas, obtendo assim prática, poderá adaptar o tamanho do tecido fazendo tulipas de vários tamanhos, aproveitando todo e qualquer retalho de tecido.
    Encape o palito de churrasco com crepom verde, se preferir pode usar retalhos de tecido verde ou ainda pintá-lo, conforme desejar e o que estiver mais à mão, o importante é deixar o caule verdinho, se preferir pode fazer folhas com o próprio tecido ou com EVA.
    Corte a bola de isopor ao meio e espete-o no palito. Se não tiver a bola de isopor, molde uma bola com a manta acrílica, algodão, papel macio. Use a criatividade, esse passo a passo de como fazer tulipas de tecido é uma sugestão, o céu é o limite para as arteiras criativas!

  2. 2

    Corte o retângulo ao meio e costure as beiradas à máquina ou à mão em pontos bem pequenos.
    Vire para o direito alinhave uma das extremidades, puxe o fio franzindo e já dando forma ao retalho, nesse momento vista esse cubo de tecido na meia bola de isopor já espetada no palito, arremate o franzido bem firme ao palito e à bolinha. Preencha o espaço da tulipa com manta acrílica antes de fechá-la!

  3. 3

    Para fechar a tulipa, vire uma beiradinha de tecido para dentro (mais ou menos 1cm), vinque com a unha ou costure à máquina e feche unindo os pontos opostos com pontinhos à mão, bem delicados e com linha na cor do tecido, conforme o passo a passo "como fazer tulipas de tecido" da artesã Manoela Nunes na imagem. (ateliemanoelanunes.com).

  4. 4

    Para montar o vaso de tulipas de tecido,comece colocando em um vaso algum material que possa segurar as tulipas em pé, como areia, pedrinhas ou outro material que não seja água. Vá colocando as tulipas, uma a uma, combinando as estampas diferentes e compondo um arranjo harmonioso.
    Se preferir pode usar palha natural e outros materiais de floricultura para compor o arranjo.
    Há várias maneiras de fazer o mesmo trabalho, tanto de executar a tulipa em si, como compor um lindo vaso com tulipas de tecido. Decore mesa de escritório, a casa, bancada do banheiro, presenteie, arrase com as tulipas de tecido feitas por você!

Dicas e AVISOS
  • Se não tiver algum dos materiais indicados para execução do trabalho, ainda assim é possível fazer as tulipas com substituições, use a imaginação, afinal arte é isso, a concretização do que se imagina!
Comentários
blog comments powered by Disqus