» Dinheiro » Como fazer um artigo

Como fazer um artigo

Galeria
Como fazer um artigo

Escrever um artigo pode parecer trabalhoso para muitas pessoas, mas o que muitos não imaginam é que fazer um artigo é uma tarefa muito simples e todos nós somos capazes de fazê-lo, basta dedicar um pouco de seu tempo e seguir um pequeno passo a passo para obter sucesso nesta tarefa.
Artigo é um tipo de texto publicado onde o autor expressa livremente sua opinião sobre determinado assunto e tem o interesse de publicá-lo. Como todo texto ele possui por regra introdução, desenvolvimento(corpo do texto) e conclusão. Esta é a base, mas ele pode apresentar outras variações de forma mais complexa. É muito comum encontrá-los em revistas, jornais e mais comum ainda em sites e blogs, com o crescente desenvolvimento da internet. Existe também os artigos acadêmicos, onde o autor se baseia em pesquisas e o artigo é publicado como uma apresentação final ou avaliação e conclusão de todo um trabalho, podendo apresentar de forma mais completa tabelas, gráficos, infográficos e etc.
Agora que você já sabe o que é e para que serve um artigo, veja a seguir o processo de como fazer um artigo.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    - Escolha do Assunto

    Procure focar-se em um assunto que é mais abrangente, mas ainda não é a hora de definir o tema que é mais específico, esta função é só durante ou depois da pesquisa, vamos usar como exemplo, cinema. Pronto, já sei que o assunto do artigo será cinema.

  2. 2

    - Público-Alvo

    Aqui o foco é o público-alvo, pois ele, embora não saiba, irá definir como o artigo será apresentado. Por exemplo: Se o público for os seguidores de um site ou blog com jovens de 18 a 29 anos? O artigo terá uma cara mais jovem e descontraída, e o escritor do artigo poderá fazer uso de uma linguagem coloquial. Mas se o artigo for acadêmico, como por exemplo, trabalho de conclusão do curso? Neste caso, além de se tratar de um trabalho mais complexo, a linguagem do mesmo deverá ser formal.

  3. 3

    - Pesquisa do Assunto

    Definido o assunto e público-alvo a qual se destina o artigo, é a hora de reunir o maior número possível de fontes. Procure em jornais, revistas, sites, blogs e livros e armazene todas essas fontes, pois ao final do trabalho, você deverá citá-los.

  4. 4

    - Definir o Tema

    Durante a pesquisa ou até mesmo depois você poderá escolher o tema do seu artigo. Note que escolhendo o tema estaremos reduzindo a área de atuação. Cinema é o assunto e possíveis temas são: Cinema Mudo, Cinema Brasileiro, Cinema Europeu, etc. Ainda podemos pegar este tema e acrescentar mais especificações, como "O Cinema Brasileiro na Era Digital". Quanto mais palavras você incluir, mais específico o tema será, olhe desta forma. É como se o "zoom" fosse cada vez mais preciso. Você também poderá fazer subtítulos, se desejar.

  5. 5

    - Faça um Rascunho

    A próxima etapa é fazer um rascunho, que deve conter tudo que seu artigo deverá ter. Anote os tópicos que você deseja abordar no artigo com base em seus estudos. Você pode escrever num primeiro momento sem se preocupar com gramática ou ordem dos tópicos, mas quando for passar a limpo deverá pelo menos se atentar a organização visual e ordem dos tópicos a serem abordados.

  6. 6

    - Introdução, Corpo do Artigo e Conclusão

    Aqui é a finalização do seu artigo, escreva uma boa introdução que ofereça uma boa ideia do que o leitor encontrará nas seguintes páginas, organize seu rascunho e finalmente escreva a conclusão do trabalho. Revise o artigo quantas vezes achar necessário e trate de eliminar de vez os erros gramaticais.

  7. 7

    Seguindo estes processos simples de como fazer um artigo com toda certeza você obterá sucesso em sua tarefa. Não se esqueça de fazer seu trabalho em um lugar calmo onde você possa ficar mais a vontade para ter maior rendimento do tempo.

Comentários
blog comments powered by Disqus