» Dinheiro » Negócios » Como Fazer um Balanço Patrimonial Passo a Passo

Como Fazer um Balanço Patrimonial Passo a Passo

Galeria
Como Fazer um Balanço Patrimonial Passo a Passo

A contabilidade muitas das vezes não agrada a grande maioria das pessoas. Um dos principais motivos que leva as mesmas a terem este tipo de aversão em relação a esta ciência é justamente (ou ainda principalmente) o fato de que a mesma é muito pouco conhecida. É comum encontrarmos pessoas que nem sequer tem uma certa noção a respeito da importância da contabilidade. Se falarem então em balanço patrimonial, bens, direitos ou obrigações aí vão achar mais estranho ainda. De qualquer maneira não são apenas os contadores que irão fazer uso da contabilidade e de seus demonstrativos, como, por exemplo, o já citado balanço patrimonial. Na verdade qualquer pessoa, órgão ou empresa privada ou pública pode fazer uso dos diversos tipos de relatórios produzidos pela contabilidade.

Vamos entender a importância desses tipos de relatórios tomando como base o balanço patrimonial. Bom, o balanço patrimonial tem a função primordial de demonstrar a situação da empresa, em termos financeiros, durantes certo período de tempo. Fazer o balanço patrimonial de uma empresa é como tirar uma fotografia da mesma em dado momento. Claro que objetivando certos fins. Por isso este relatório é considerado um dos mais importantes e que por isso mesmo deve ser produzido com rigor e atenção.

De uma maneira geral é bastante comum dizer que o balanço patrimonial busca mostrar aos interessados tudo o que a empresa possui de bens, direitos e obrigações. Entretanto, é preciso se entender o que são esses termos em se tratando do processo de como fazer o balanço patrimonial. Pois bem, bens é tudo o que a empresa possui de maneira física, como por exemplo, o carro, o prédio etc. Direitos são valores ou importância que pertencem a empresa, mas que se encontram em na posse de outro pessoa. Já as obrigações é completamente o contrário de direitos uma vez que as obrigações podem ser tidas como algo que possa ser caracterizado em dinheiro que não pertence a empresa ou pessoa mas que esta em posse da mesma apesar disso. O patrimônio que dá origem ao balanço patrimonial é conjunto de tudo isso.

Instruções

Coisas que você precisa

  • computador com planilhas Excel ou semelhantes
  1. 1

    Para se fazer um balanço patrimonial é preciso que o interessado tenha algum conhecimento na área contábil para que possíveis erros possam ser evitados.

  2. 2

    Identifique primeiramente o Ativo, o Passivo e Patrimônio Liquido. São estes três que permitirão a construção de um Balanço Patrimonial. Após a identificação do mesmo crie uma planilha adequadamente dividida para que os lançamentos possam ser realizados.

  3. 3

    Caso tenha dúvidas no processo de criação do Balanço Patrimonial, existem sites especializados no tema onde exemplos poderão ser encontrados. Com a planilha criada realize os lançamentos sempre respeitando o crédito e o débito de cada caso.

Dicas e AVISOS
  • É conveniente comerçar-se a aprender como fazer um balanço patrimonial com lançamentos simples. Desta maneira muitas complicações podem ser evitadas.
  • Sempre que possível recrie planilhas ou consiga planilhas de balanço de exemplo para ir treinando quando tiver tempo.
Comentários
blog comments powered by Disqus