» Moda » Moda e Estilo » Como fazer um cachecol no tear

Como fazer um cachecol no tear

Galeria
Como fazer um cachecol no tear

O cachecol é basicamente uma faixa que pode ser feita de tecido, linha, lã ou outro material, nas mais diversas cores, sendo os tricotados os mais usados pelas mulheres em lugares de baixa temperatura. A palavra é derivada da junção dos termos de origem francesa cacher que significa esconder ou ocultar e col de colo e pescoço. No livro Enciclopédia da moda, o autor Heitor Aquino Ferreira relata que segundo historiadores a peça teve origem em Roma e é considerada a precursora da gravata. Os soldados romanos costumavam usar um pedaço de tecido molhado amarrado ao pescoço nos dias mais quentes, eles chamavam de focale. Em seguida foram os franceses que aderiram à moda e chamavam a peça de cravate. O cachecol é muito utilizado para proteger as cordas vocais. Por poder ser feito de diversos materiais, é possível fazer o seu próprio cachecol com a ajuda de um tear.

Instruções

Coisas que você precisa

  • Novelo de lã na cor de sua preferência
  • Tear de pregos
  • Agulha de crochê
  • Régua
  • Tesoura
  1. 1

    Cachecol de lã no tear de prego

    O tear de prego é muito usado por artesãos de todos os países na hora de criar um cachecol, a cor da linha e a combinação vai depender do gosto de quem vai usar.

  2. 2

    Materiais:

    -Novelo de lã na cor de sua preferência
    -Tear de pregos
    -Régua
    -Agulha de crochê
    -Tesoura

  3. 3

    Passo a passo

    1 - Enrole a linha de lã na régua, no sentido vertical, a régua deve ter mais ou menos 30cm de comprimento, corte dos dois lados e faça linhas individuais.
    2 - Junte duas dessas linhas menores e dê o nó na extremidade deixando um espaço, deixe as pontas soltas.
    3 - Coloque o tear sobre uma superfície plana e prenda cada um no tear, lembrando que esse tipo de tear possui duas partes, puxe as pontas para baixo deixando uma franja
    4 - Faça isso com todas as linhas cortadas, caso seja necessário use a agulha de crochê para puxar as pontas para baixo. Isso deverá ser feito até metade do tear.
    5 - Faça um nó usando duas linhas menores e a ponta da linha ainda presa no novelo de lã, faça o mesmo que anteriormente, prenda cada parte no tear, deixando a linha ainda presa no novelo.
    6 - Use a ponta maior e vá passando entre os pregos no tear, nos dois lados, deixe a linha presa na parte de cima do prego.
    7 - Retorne com a linha mais comprida até o final.
    8 - Use a agulha de crochê e vá soltando aos poucos as pontas que ficaram na parte de baixo do prego, os primeiros nós que foram encaixados no início.
    9 - Pressione com os dedos toda a extensão da linha presa no tear para que os nós sejam reforçados.
    10 - Recomece novamente o passo 6
    11 - Faça novamente o passo 8
    12 - Repita o processo até que o cachecol esteja do tamanho ideal para quem irá usar.
    13 - Retire as duas pontas que ainda estiverem presas ao tear, quando já tiver acabado o cachecol, junte dois pedaços de linha de 30cm, prenda as duas partes e faça um nó, deixando um pedaço que servirá de franja, esse será o seu acabamento, ao final corte a linha que ainda estiver presa ao novelo.

Comentários
blog comments powered by Disqus