» Dinheiro » Finanças Pessoais » Como fazer um calendário com fotos

Como fazer um calendário com fotos

Galeria
Como fazer um calendário com fotos

Um calendário fotográfico pode ser um ótimo presente para seus amigos, parentes, esposa(o) em ocasiões especiais ou mesmo como uma lembrança de algum momento marcante. Você poderá utilizar as fotos de uma festa, uma viagem ou aquele momento inesquecível. Para fazê-lo precisaremos do programa Adobe Photoshop, do Microsoft Excel (pode ser em qualquer versão) e de sua imaginação! Depois de pronto, você poderá imprimi-lo em qualquer loja de revelação digital ou mesmo em sua casa, podendo encaderná-lo da maneira que preferir.

Além de ser legal de se montar, pode ser feito por pessoas de todas as idades e de diferentes níveis de conhecimento em tratamento de imagens digitais. Se você trabalha com fotografia também poderá utilizar este tutorial para fazer produtos para os seus clientes de maneira simples e rápida e surpreendendo-os com ideias inovadoras. Certamente a pessoa presenteada irá se sentir especial ao receber este calendário personalizado que fará com que se lembre de você em todos os dias do ano!

Instruções

Coisas que você precisa

  • Fotos arquivadas no computador
  • Um pouco de criatividade
  • Um computador
  • Adobe Photoshop (qualquer versão)
  • Microsoft Excel (qualquer versão)
  1. 1

    Selecione as imagens que serão utilizadas em seu calendário, sendo doze para os meses e mais uma para a capa.

  2. 2

    Crie um calendário do ano corrente no Excel utilizando os modelos disponíveis no próprio programa ou baixe o modelo no site citado nas referências.

  3. 3

    Crie um novo arquivo no Photoshop com as proporções 20x30 cm com 300 pixels por polegada (resolução ideal para impressão). Este arquivo será utilizado como base e você pode também escolher o tamanho que melhor lhe atender. Selecione a cor do plano de fundo que melhor atender a sua necessidade ou deixe transparente. Mantenha o modo de cores como RGB em 16 bits.

  4. 4

    Abra a foto escolhida e utilize a ferramenta “recorte” para recortar a parte desejada da imagem, após selecionada pressione “enter” para finalizar o recorte e em seguida “Ctrl+A” para selecionar.

  5. 5

    Depois é só copiar utilizando “Ctrl+C”, colar o arquivo base utilizando “Ctrl+V” e ajustar a imagem clicando sobre a camada criada e pressionando “Ctrl+T”. Deixe cerca de um centímetro de sobra na área onde será feita a encadernação.

  6. 6

    No arquivo em Excel, que contém o calendário, selecione e copie o intervalo da planilha utilizando “Ctrl+C” e em seguida cole no arquivo base no Photoshop utilizando “Ctrl+V”. Faça o ajuste clicando sobre a camada e pressionando “Ctrl+T” logo abaixo ou acima da imagem da maneira que desejar, em seguida pressione “enter” para manter as modificações.

  7. 7

    Abra a foto escolhida e utilize a ferramenta “recorte” para recortar a parte desejada da imagem, após selecionada pressione “enter” para finalizar o recorte e em seguida “Ctrl+A” para selecionar. Depois é só copiar utilizando “Ctrl+C”, colar o arquivo base utilizando “Ctrl+V” e ajustar a imagem clicando sobre a camada criada e pressionando “Ctrl+T”. Deixe cerca de um centímetro de sobra na área onde será feita a encadernação.

  8. 8

    Salve o arquivo em formato JPEG ou TIFF e repita a operação para os outros meses. Se desejar também pode alternar as cores dos dias e do plano de fundo, adicionar mais de uma foto a cada mês ou alternar as posições dos objetos na imagem.

Dicas e AVISOS
  • Depois de prontos, sempre faça backup dos seus calendários com fotos
Comentários
blog comments powered by Disqus