» Alimentos » Como Fazer um Churrasco

Como Fazer um Churrasco

Galeria
Como fazer um churrasco

Um churrasco sempre combina com os melhores momentos da vida, seja uma festa, assistir um futebol ou mesmo reunir os amigos no fim de semana.
Para beber uma cerveja, jogar conversa fora e se divertir, nada melhor que aquela carne queimando na brasa, só não pode deixar passar do ponto.
Veja algumas sugestões de como fazer um churrasco.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    O churrasco começa na hora de comprar a carne. Compre sempre em açougues de boa procedência. Se você for comprar picanha, o peso precisa estar entre 1 kg e 1,1 kg, um peso maior que isso significa que a picanha terá um pedaço do coxão duro.
    A picanha deve ter uma capa de gordura lisa e não muito fina.
    Para comprar o contrafilé, veja se a carne tem uma boa camada de gordura. A fraldinha tem que estar bem limpa, vermelha e sem nenhum nervo lateral.
    Use sal grosso para temperar as carnes. Para pedaço menores, triture o sal. Para os pedaços maiores, passe o sal grosso normalmente, mas retire o excesso antes de levar para a churrasqueira.

  2. 2

    O tempero da carne deve ser feito cinco minutos antes de ela ser levada ao fogo. Nesses cinco minutos, deixe a carne temperada repousando próxima à churrasqueira para que o sal seja absorvido.
    Há um truque bem fácil para saber se a churrasqueira está no ponto para começar assar a carne. Coloque a mão 15 cm acima da grelha. Conte até cinco. Se tirar a mão antes de cinco segundos, a churrasqueira está muito quente, mas se você aguentar, o fogo ainda está baixo. O fogo baixo pode ser causado por carvão úmido.

  3. 3

    A altura da grelha também é importante para o preparo do churrasco. Para assar postas ou bifes, deixe a grelha 15 cm acima do carvão. Deixe 40 cm para as carnes em pedaços.
    Corte a picanha em postas de 3 cm e asse cada lado por sete sete minutos em um grelha acima de 15 cm do carvão.
    Se quiser assar a picanha em peça, coloque ela com a gordura virada para cima. Deixe assar por 40 minutos, depois vire a gordura para baixo e deixe por mais 15 minutos até dourar.
    O contrafilé deve ser assado por 8 minutos em cada lado. A fraldinha deve ser levada ao fogo no espeto com o lado da gordura para baixo. Asse por 20 minutos.

Dicas e AVISOS
  • Coloque os pedaços grandes na parte de trás da churrasqueira, pois é onde tem mais calor.
  • Pão Frances e vinagrete são os melhores acompanhamentos para o churrasco.
  • Você deve saber quantas pessoas irão participar do churrasco para comprar o tanto certo de carne. Normalmente, um homem consome 500g de carne, as mulheres consomem 300g e crianças 150g. Compre a carne levando em consideração esses valores.
Comentários
blog comments powered by Disqus