» Dinheiro » Como Fazer um CV

Como Fazer um CV

Galeria
CV

O currículo, também conhecido como “CV” ou “curriculum Vitae”, é um documento utilizado normalmente para se candidatar a uma vaga profissional, que visa listar e resumir todas as experiências profissionais e acadêmicas de um candidato.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Para fazer um currículo, é importante começar pelos dados pessoais, sempre iniciando pelo nome completo da pessoa. Em seguida, é importante vir naturalidade, nacionalidade e estado civil, normalmente listados na mesma linha ou em duas linhas no máximo. Na linha de baixo, deve-se datar a data de nascimento, com endereço completo listado nas próximas duas linhas. Em seguida, é muito importante listar telefones para contato, seja fixo, celular ou ambos. Por fim, o endereço de e-mail utilizado pelo dono do currículo.

  2. 2

    O próximo passo é hora de listar as formações acadêmicas, iniciando pelas instituições de ensino. Liste apenas a ultima instituição cursada. Nunca “ensino médio” e “faculdade” ou “ensino médio” e “fundamental”. Porém, se possuir dois ou mais cursos superiores um curso superior e uma pós-graduação, nesse caso é válido lista-las. Sendo assim, liste o nível da formação, juntamente com o nome da instituição, o ano da conclusão e (se possível), a carga horária do curso.

  3. 3

    Em seguida será necessário listar a experiência profissional. Liste apenas as 3 ultimas experiências, isso inclui estágios (remunerados ou não), alterações de cargos (que contam como uma segunda experiência) e funções que ainda estejam em vigor. Na primeira linha, informe mês e ano do inicio até mês e ano do término da função, juntamente com a empresa. Na segunda linha, informe o contato da empresa listada, depois o cargo exercido e por fim, um resumo das principais atividades exercidas.

  4. 4

    O terceiro passo são as qualificações. Cursos profissionalizantes, cursos de idiomas, cursos técnicos, etc. informando sempre o tipo de curso, com nome da empresa, carga horária e conteúdo programático.

  5. 5

    Por fim, liste suas principais qualidades. Informe sempre se você for pontual, souber digitar bem, se for carismático, etc. Evite listar qualidades “clichês” como “rápido aprendizado”, “determinado” ou “gostar de aprender”, pois são o tipo de qualidades listadas por TODOS os candidatos.

Dicas e AVISOS
  • As fotos no currículo são opcionais, sendo assim, poderão estar ou não na descrição de uma vaga.
  • Utilize SEMPRE fontes Arial ou Times New Roman, pois elas são fontes padrão. Evite fontes chamativas ou muitas cores, pois sua meta não é se inscrever para o carnaval.
  • É importante resumir em apenas uma página, não deixando ultrapassar um máximo de duas, pois acima disso, torna seu currículo cansativo para leitura e facilmente descartável.
Comentários
blog comments powered by Disqus