» Família » Educação dos Filhos » Como fazer um plano de aula: saiba mais

Como fazer um plano de aula: saiba mais

Galeria
Como fazer um plano de aula: saiba mais

Cada professor precisa fazer um plano de aula consistente para a melhor aplicação do conteúdo. A partir do plano de aula, o professor irá definir como será ministrado o conteúdo, além do tipo de abordagem que ele irá utilizar para que o conteúdo seja bem aceito pelos alunos. O professor deve ter consciência de como os alunos irão aprender o conteúdo proposto. Assim, os alunos irão aprender o conteúdo e não apenas decorá-lo para passar na prova. O plano de aula é a especificação detalhada das etapas do processo de ensino. Para elaborar um bom plano de aula é preciso estabelecer alguns pontos. Saiba mais a seguir.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Antes de tudo é necessário que o professor tenha pleno conhecimento do plano educacional proposto pela escola ou conselho regional de ensino. Através dele, o professor tomará conhecimento de qual será o conteúdo que ele irá passar aos alunos. Após esse processo, o professor deverá estudar e ter pleno conhecimento daquilo que terá que ensinar a seus alunos. O professor pode fazer uma síntese do conteúdo e assim elaborar uma forma de apresentá-lo em sala de aula. É comum que os alunos possuem dúvidas e o professor deve estar apto a saná-las. Assim terá maior respeito dos alunos e maior capacidade para manter os alunos concentrados.

  2. 2

    Também é importante que o professor saiba qual o nível da turma, por isso ele pode atribuir dinâmicas ou trabalhos para determinar qual o grau de aprendizado dos alunos e também a capacidade de assimilação da turma. Dessa forma será mais fácil começar a elaborar um cronograma, um importante item do plano de aula. A ordem que estabeleceu deverá ser seguida, porém é importante ter conhecimento que pode haver atrasos, principalmente se alguns alunos não compreenderem o assunto proposto.

  3. 3

    O professor deverá determinar objetivos no processo educacional. A elaboração de um bom plano de aula ainda consiste em atribuir critérios de avaliação. Tanto para os alunos, quanto para o professor, que deve fazer constantes auto-avaliações do seu trabalho. Os quesitos utilizados para avaliar o aluno devem ser claros e de conhecimento dos alunos, os quais terão consciência de como serão avaliados. No plano de aula, o professor deverá verificar e levantar quais recursos irá utilizar durante o processo educacional. Ele não deve limitar-se apenas ao conteúdo ministrado em sala de aula, como nas aulas convencionais. Dessa forma, ele deve buscar recursos que irão fazer com que a turma interaja.

Comentários
blog comments powered by Disqus