» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Como fazer um requerimento

Como fazer um requerimento

Galeria
Como fazer um requerimento

O requerimento é uma petição que obedece as formas legais, ele deve ser feito quando o cidadão por algum motivo especifico tem a necessidade de fazer valer o seu direito, recorrendo à justiça ou para uma determinada empresa, onde é feita a solicitação do cumprimento de um pedido.

Este documento é cheio de formalidade, portanto deve ser escrito da maneira mais correta possível. Muitas vezes quando uma pessoa tem a necessidade produzir um requerimento, ela não sabe ao certo como o fazer. Embora este tipo de solicitação deva estar de acordo com a lei, é possível fazê-la de maneira simples seguindo algumas dicas. Confira abaixo como fazer um requerimento.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Em primeiro lugar saiba que para elaborar um requerimento será necessário se utilizar de uma linguagem totalmente formal, além disso, também será necessário recorrer a determinadas leis que justifiquem o seu pedido, dessa forma ele ficará mais bem embasado.

  2. 2

    A primeira coisa a ser feita é abrir um documento em um software de digitação, depois comece informando à quem o seu requerimento será direcionado. Deve-se escrever'' Ao Ilm° Sr...'', em seguida digitar o nome completo da pessoa que irá recebê-lo, departamento o qual ele presta serviço e o cargo que ocupa.

  3. 3

    Depois deste processo de identificação é necessário passar para o corpo de texto do documento. Logo após as primeiras informações, escreva ''Requerimento'', depois comece a escrever na área inferior o seu '' Seu nome, brasileiro, estado civil, número do CPF e do RG, residente e domiciliado em tal lugar, vem respeitosamente à presença de Vossa Senhoria requerer...''

  4. 4

    A partir daí você deverá descrever qual é o seu pedido, sempre utilizando um vocabulário extremamente cordial e formal. Após ter descrito todas as coisas as quais você deseja, é necessário justificar a sua solicitação, fazendo citações coerentes.

  5. 5

    Portanto, logo abaixo do corpo de texto do requerimento coloque ''Termos em que'', e cite todas as leis as quais o pedido se enquadra, para você demonstre o que está sendo dito tem fundamentação e respaldo.

  6. 6

    Na seqüência, dê um espaço e escreva '' Pede deferimento'', e descreva o que você pretende que seja cumprido com relação ao seu pedido que foi feito anteriormente. É importante ressaltar que tudo deve ser descrito com detalhes e clareza.

  7. 7

    Por fim, será feita a sua assinatura, comece escrevendo a localidade do requerimento, o dia, mês e ano. Depois deixe um espaço para ''Assinatura''. Após terminar a elaboração do requerimento, imprima-o, assine e protocole para que o seu pedido seja analisado segundo a lei em que ele se enquadra.

Comentários
blog comments powered by Disqus