» Dinheiro » Como fazer um TCC passo a passo

Como fazer um TCC passo a passo

Galeria
Como fazer um TCC passo a passo

Muitos estudantes sentem dificuldades na hora de desenvolver o TCC (trabalho de conclusão de curso). A dificuldade aparece porque durante toda a graduação essa é a primeira vez que você irá fazer um trabalho dessa extensão. Aqui você vai aprender algumas dicas para fazer o trabalho da melhor maneira possível.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    O primeiro passo é procurar um tema que desperte seu interesse. Não queira reinventar a roda, você deve procurar um tema que tenha bastante bibliografia na qual se basear para fazer. Com o tema em mente procure um professor que possa te orientar na sua faculdade, o melhor é que ele lecione em uma área que tenha a ver com o tema que você escolheu.

  2. 2

    Baixe no seu computador o pdf que tenham todas as normas da ABNT, pois elas serão suas companheiras durante a elaboração do trabalho. Trabalhos que não sigam as normas da ABNT não são aprovados pelas faculdades.

  3. 3

    Tenha em mente que seu trabalho precisa seguir a estrutura da imagem. Para isso é preciso entender o que são elementos pré-textuais, elementos textuais e elementos pós-textuais.

    Os elementos pré-textuais são de maneira geral tudo que trará a identificação do seu trabalho. É nessa parte que você deve colocar a capa com o nome da instituição de ensino, seu nome, titulo do trabalho, subtítulo, local e ano da publicação.

  4. 4

    A folha de rosto deve ter todos os elementos que você colocou na capa: o tipo de trabalho, o nome do orientador e o objetivo (obtenção do titulo de bacharel ou licenciatura). A dedicatória é algo opcional, mas é uma forma de homenagear alguém importante para você. Os agradecimentos também são um elemento opcional, é aí que você agradecer a seu orientador, familiares e quaisquer outras pessoas que te incentivaram a estudar.

  5. 5

    O resumo é obrigatório e como o nome sugere, é uma síntese do que o trabalho abordará.
    Como elementos textuais então as considerações finais, a analise, metodologia, revisão bibliográfica, objetivos e introdução.
    Na introdução você deve apresentar o tema como um todo, expondo o contexto. É nessa parte que você abordará o problema e justificativa do trabalho.

  6. 6

    Os objetivos é a parte em que você explica onde quer chegar com seu trabalho. Os verbos devem estar no infinitivo e o objetivo deve ser algo possível de se concretizar. A revisão bibliográfica é o referencial teórico do trabalho. Essa será a base da sua pesquisa, por isso é tão importante.

  7. 7

    Na metodologia você deve expor os métodos que usará pra alcançar o objetivo da pesquisa.
    A analise é a etapa que você irá expor e refletir sobre os resultados conseguidos com a pesquisa, assim como analise de dados e das informações coletadas.

  8. 8

    Nas considerações finais você fará uma recapitulação dos resultados do trabalho de maneira resumida. É nessa etapa que você mostrará que atingiu ao objetivo geral do trabalho.
    Nos elementos pós-textuais você deve colocar as referencias bibliográficos, os anexos e os apêndices, caso existam.

Comentários
blog comments powered by Disqus