» Casa » Como fazer uma boa redação descritiva

Como fazer uma boa redação descritiva

Galeria
Como fazer uma boa redação descritiva

A escrita das redações descritivas obedece a regra de ‘observar e contar’ o que se observou. Deve ser levado em conta que o objeto possui diversas características e a descrição dessas características do objeto ou tema que é o trabalho a ser realizado e o conteúdo que comporá o texto.

Ao escrever uma redação descritiva é importante fazer tais questionamentos: O que descrever do objeto? Como descrevê-lo? Com o que foi descrito, os leitores enxergarão o objeto descrito? Como realizar a tarefa de construir um objeto através de palavras?

Assim, é possível vencer a dificuldade em descrever sem tornar-se narrativo ou dissertativo.

Percebe-se, assim, que a descrição é mais que uma forma de escrita. Está ligada diretamente a sensibilidade do escritor. Ou seja, cada pessoa dá ao objeto um valor e, dessa forma, conseguirá descrevê-lo, com mais ou menos características, possuindo um maior ou menor grau de precisão.

Na descrição parte-se da análise neutra, fazendo uma abordagem técnica e estritamente ilustrativa, uma vez que, no trabalho descritivo não se pretende emitir opiniões, ideologias, visões, etc.

Instruções
  1. 1

    A descrição é feita de maneira processual: escolher o objeto, observar quais suas peculiaridades, escolher as palavras e colocá-las num papel.

    Escolher um objeto depende do escritor e da tarefa a ser cumprida. O objeto pode ser pessoa, ambiente, coisa, animal, etc.

  2. 2

    Procure fazer uma lista com as características observadas, assim servirá de base para escrever seu texto.

  3. 3

    As palavras, na descrição, surgem com um antídoto ao problema da imaginação. Tornam-se instrumentos para equacionar e organizar de maneira lógica a tarefa de descrever.

    O papel do escritor, então, é de esboçar, difundir o objeto, fazendo com que os leitores sintam-se familiarizados e integrados com o objeto descrito.

  4. 4

    Após fazer a lista e olhar as observações proposta, é hora de desenvolver as ideias que foram colocadas na lista, observando sempre a coerência entre elas.

    Introdução: Deve- se introduz aspectos da imagem ( coisa ) a ser descrita.

    Desenvolvimento: Expor as características do objeto.

    Conclusão: Conclui- se as ideias faladas durante todo texto, ressaltando as mais pertinentes acerca do que foi falado.

    Como a descrição é um relato fixo( parado), deve- se tomar cuidado para seu texto não ficar entediante. Procurando assim usar características específicas dar ênfase o que está sendo falado.

  5. 5

    Fazer uma boa redação descritiva exige esforço e persistência, pois o aperfeiçoamento da escrita só dependo do autor da mesma. Tomando cuidado em ressaltar todas as características do objeto a ser descrito, sem deixar pormenores tudo que foi falado de maneira concisa e coerente.

Comentários
blog comments powered by Disqus