» Casa » Como fazer uma boa redação dissertativa

Como fazer uma boa redação dissertativa

Galeria
Como fazer uma boa redação dissertativa

A dissertação é um dos estilos de textos mais conhecidos e mais aplicado no dia a dia, seja na vida acadêmica ou não. A estrutura é simples: introdução, desenvolvimento e conclusão. O tema apresentado deve levar a uma discussão, mostrando diferentes pontos de vista e argumentos que possam sustentá-los e ao final, a conclusão deve ser o fechamento da discussão com uso de uma boa argumentação com base nas já apresentadas, só que desta vez sem deixar espaço para maiores questionamentos.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Interpretação do Enunciado

    O primeiro passo para uma boa dissertação é o aluno saber interpretar bem o que o enunciado pede. Este é um ponto importante, mas que muitos alunos esquecem. Em alguns casos o enunciado apresenta uma coletânea de textos, para que os estudantes possam ter noção do que lhe é pedido ou para refletir sobre o tema, mas também podem vir com dados estatísticos que ajudará na composição do texto. De toda forma, o enunciado é uma parte importante que não deve, em hipótese alguma, ser deixado de lado.

  2. 2

    Planejamento do Texto

    O segundo passo que o aluno deve seguir é planejar o texto, fazendo o levantamento de algumas ideias-chave que darão origem às argumentações. Escreva em um papel de forma resumida as ideias que você tem para seu texto, com possíveis palavras-chave ou até mesmo frases curtas que mostre, de forma clara, a essência dos argumentos pretendidos.

  3. 3

    Rascunho

    Após ter os dados e uma certa ideia do texto que você pretende escrever, comece a fazer a primeira versão do texto, sem se preocupar, num primeiro momento, com gramática ou coesão do mesmo. Faça quantas alterações forem necessárias até ter certeza de que o texto é bom o suficiente.

  4. 4

    Revisão e Finalização

    Depois de escrever o rascunho é a hora de passar o texto a limpo, mas antes dê mais uma olhada e verifique se não precisa de algumas alterações na estrutura e acréscimo de algum parágrafo ou frase para fazer maior sentido.

  5. 5

    Versão Definitiva e Título

    Depois passe o texto a limpo consertando os possíveis erros gramaticais. Sua dissertação está pronta, mas precisa de um título¹. Bem, o título pode ser criado antes mesmo de você começar a pensar em escrever o texto, isso você quem decide. Tanto pode escolher o título depois que terminar o texto para não precisar se prender a um título e assim ter maior liberdade, quanto pode escolher antes, porque assim tem maior controle daquilo que vai escrever, sem precisar fugir muito do tema. Escolha a maneira que achar melhor para si.

    ¹ Fique atento ao enunciado, em alguns casos você não precisa criar o título, pois o mesmo já vem definido. Tenha a certeza de que é realmente necessário criar um.

Comentários
blog comments powered by Disqus