» Casa » Como fazer uma boa redação sobre mim

Como fazer uma boa redação sobre mim

Galeria
Como fazer uma boa redação sobre mim

Falar de si nem sempre é tão fácil como parece. É comum nas entrevistas de emprego o entrevistador perguntar ao candidato o que ele pensa sobre si quanto as suas melhores qualidades e piores defeitos, ou fazer uma redação em que fale mais a seu respeito.
Criar uma redação sobre si é um desafio. Saber o que e como escrever para causar boa impressão sem dar a entender equivocadamente que é egocêntrico ou de falsa modéstia para não criar desconforto ao leitor, é o que abordaremos a partir de agora com sugestões de como elaborar uma boa redação.

Instruções
  1. 1

    Abra o texto de maneira direta sem muitos rodeios. É preciso dinamizar os argumentos iniciais para causar boa impressão e simpatia, mas nada de excesso de redução, ou seja; não secar muito limpando excessivamente o texto de modo que fique apenas a composição direta, afinal, está discorrendo informações pessoais.

    Inicie o primeiro parágrafo falando sobre sua história, exemplo: Desde cedo tive contato com museus e exposições, por isso aprendi a valorizar a história e as artes.
    Procure ser criativo (a), seja relativamente breve em cada colocação descrevendo com objetividade.

  2. 2

    Fale um pouco sobre o que gosta e o que menos lhe agrada deixando fluir um pouco de sentimentos para não parecer uma identidade robotizada, mas essa abordagem precisa ser escrita de modo intimista e sem drama, falando como se fosse para si e não para o leitor.

    Vamos ao exemplo: Gosto de aprender coisas novas para não ficar na mesmice, pois é uma motivação estar atualizado (a), principalmente no setor tecnológico que está sempre com inovações. Não sou muito do tipo que fica chorando pelos cantos. Tristeza tenho às vezes, sou humano, faz parte da vida, nesses momentos procuro conversar. Estou trabalhando minhas experiências negativas para vencer as dificuldades quando se apresentam, nem sempre como deveria, mas com esperança.

  3. 3

    Conclua listando sua capacidade, experiência, perfil e o que busca. Nessa faze é importante destacar com atenção nas colocações o que de fato pretende com essa narrativa. Mesmo que seja de emprego e que tenha sido solicitado até onde quer chegar, evite se comportar como uma criança que quer ir ao planeta Marte, você até pode querer, mas não é o momento de falar sobre sonhos. Precisa ser mais real, como o aqui agora com visão no futuro, mas sem devaneios.

Dicas e AVISOS
  • Pense na finalidade da redação para facilitar a estrutura. Se for uma solicitação comercial de apresentação, não estenda muito para que não se torne uma biografia ou livro de memórias. A ideia do avaliador é conhecer a gramática, a argumentação pessoal e a visão que tem de si mesmo.
  • Tem pessoas que preferem começar a redação falando onde data de nascimento e local, cidade que mora, quantos anos tem. Esse modelo tem mais característica de carta e é válida, mas atualmente seria mais interessante ir direto ao ponto, principalmente se a linguagem do solicitante for contemporânea.
Comentários
blog comments powered by Disqus