» Casa » Como fazer uma caixa de som automotivo: saiba mais

Como fazer uma caixa de som automotivo: saiba mais

Galeria
Como fazer uma caixa de som automotivo: saiba mais

Um bom projeto de sistema de som deve ter sua potência atrelada à qualidade dos detalhes reproduzidos pelos alto falantes em sintonia com os twitters. Não basta ter potência. O som emitido pela caixa deve alta potência atrelada à qualidade, considerando-se o volume.

O som deve ser fidedigno às notas musicais. Caixas de som com essas características são difíceis de se encontrar. Há quem prefira fazê-las por conta própria. Mas, antes de se aventurar na realização desse feito é necessário que se tenha algumas noções sobre a madeira a ser utilizada e o tamanho ideal da caixa, por exemplo. Além disso, é preciso definir-se entre dois tipos: dutadas e seladas. As últimas reproduzem um som mais abafado e grave devido a não abertura para saída de ar, diferentemente das primeiras , que contém um ou mais orifícios para escape do ar e com isso, ganha-se um som mais extenso.

Instruções
  1. 1

    A melhor madeira para a construção é a MDF. Escolhida a madeira, deve-se verificar qual o alto-falante que será usado. Definido o alto-falante, deve proceder o cálculo da litragem, medindo altura, largura e profundidade. Feito isso, basta multiplicar os 3 valores encontrados. Por exemplo: altura de 50 cm usa-se 5.0, largura de 62 cm usa-se 6.2 e profundidade de 45 cm usa-se 4.5. Dessa forma, teremos: 5.0 x 6.2 x 4.5 = 139,50, ou seja, 150 litros. Contudo, ainda existe mais um detalhe. Uma parte da caixa contornará o banco traseiro do carro. Então, nesse caso, o trecho da profundidade será a metade da diferença entre a medida superior e inferior da caixa.

  2. 2

    Descoberta a litragem, deve-se prosseguir com os desenhos dos alto-falantes e twitters que comporão o projeto e realizar os cortes necessários na madeira. Se preferir, adquira a madeira, faça as marcações e leve a uma marcenaria para providenciar os cortes.

  3. 3

    Visando um resultado satisfatório, a montagem das partes da madeira deve ser realizada, preferencialmente, com parafusos.
    Para melhorar ainda mais a qualidade de reprodução do som, pode-se colocar uma caixa dentro da outra, visando um aproveitamento das vibrações. Entretanto, só funciona como o esperado se todas as extremidades forem bem unidas. Também deve-se fazer divisões com medidas distintas buscando uma melhor reverberação sonora.

  4. 4

    Adquira um divisor de frequências. Lembre-se que os alto-falantes reproduzem faixas de frequência limitadas. Logo, se um alto-falante operar em uma faixa distinta da que foi programado, muito provavelmente ele será deteriorado. Também é possível fabricar um divisor em particular a partir de um mínimo de conhecimento em eletrônica.

Comentários
blog comments powered by Disqus