» Dinheiro » Procura por Emprego e Vida Profissional » Como fazer uma capa de curriculum vitae

Como fazer uma capa de curriculum vitae

Galeria
Como fazer uma capa de curriculum vitae

O currículo vitae, ao contrário de documentos de trabalho não exige obrigatoriamente uma capa. No entanto, se quer marcar pela diferença, siga as dicas que temos para si.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    O Currículo vitae ao contrário de documentos de trabalho, portefólios, académicos, teses e livros, não é um documento que exija uma capa. Qualquer empresa recrutamento pode confirmar esta informação.
    Por outro lado, nos dias que correm, qualquer marca de diferenciação pode fazer o seu currículo destacar-se numa pilha de candidaturas. Seja original mas não se esqueça das seguintes regras( elas podem ser vitais):
    - Se faz questão de ter uma capa, use cores neutras mas contrastantes;
    - Escolha formatações abertas e de fácil leitura (ex: parágrafos abertos, alinhamento adequado, cores consistentes);
    - Invista em Fonts da família dos “Calibri”, “Arial”, “Verdana” e “Tahoma”. São tipos de letra que proporcionam uma leitura mais agradável, menos pesada e cansativa. Pense que você lê o seu currículo vitae em dois minutos, mas há alguém que muito provavelmente já leu centenas de folhas similares que vai apenas fazer leitura vertical e captar o mais importante;
    - Insira poucos dados: o seu nome completo, mês e ano da última actualização/impressão do documento e caso se justifique, posto a que se candidata. Lembre-se que é uma capa e não o currículo vitae;
    - Seja conciso! O documento no total deve ser o mais curto, conciso e fácil de ler possível;
    - Muitos dos empregadores e responsáveis de recursos humanos recebem diariamente dezenas se não centenas de currículos diariamente. Seja breve. Um currículo demasiado extenso é “spam” e tem o destino de qualquer carta de spam;
    - Estude a concorrência. Google muito e conheça os pontos fortes e os pontos fracos de outros currículos. Não repita as asneiras de terceiros.

    O currículo vitae é um dos documentos mais importantes que irá criar em toda a vida.
    É o seu “cartão de visita” e é também a primeira apresentação ao mundo empresarial. Em muitas situações vai ser o seu currículo vitae a defendê-lo perante o empregador e é ele quem fala pelo seu percurso profissional.
    Seja original, sério e seguro. Apresente-se de forma profissional e saliente o que o pode distinguir no meio da multidão. Ofereça trabalho, energia, vontade, profissionalismo, criatividade, o que tiver de melhor para dar.
    Apresente o seu produto de forma a que o empresário fique curioso e queira conhece-lo melhor!

Dicas e AVISOS
  • Tenha diferentes CV para diferentes candidaturas.
  • Seja breve. Um currículo demasiado extenso é “spam”!
Comentários
blog comments powered by Disqus