» Família » Relacionamentos e Família » Como fazer uma carta

Como fazer uma carta

Galeria
Como fazer uma carta

Com a chegada da internet, o correio tradicional caiu em desuso. Já pouca gente escreve cartas, optando antes pelo email, já que é mais rápido, prático, seguro e, sobretudo, gratuito. No entanto, escrever uma carta é um ato muito mais pessoal do que escrever um email, já que exige dedicação e compromisso, algo que é impossível com o computador e a internet.

Se por qualquer motivo necessita escrever uma carta, saiba que elas obedecem algumas regras e normas muito específicas (algumas delas referem-se também à escrita de emails, especialmente quando são assuntos mais formais). Assim, aprenda aqui como fazer uma carta.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    A forma de fazer uma carta depende do assunto e do remetente da mesma. Se for um assunto formal, a carta difere ligeiramente se for para um assunto informal.

    No entanto, as duas têm alguns pontos em comum. Por exemplo, a primeira coisa a escrever ao fazer uma carta é o cabeçalho. Contudo, na carta informal não necessita escrever a mesma informação do que numa carta formal.

    Por exemplo, a carta formal deve abrir com o seu nome e morada, no canto superior esquerdo; depois, mais abaixo e à direita, a identificação e a morada do destinatário (não se esqueça de o tratar por exmo. senhor ou senhora); um pouco mais abaixo e novamente do lado esquerdo, a data; e, por fim, igualmente no lado esquerdo e ainda mais abaixo, o assunto que o leva a escrever a carta.

    No caso de uma carta informal, o cabeçalho deve conter apenas a data, evitando as identificações de remetente e destinatário, assim como o assunto em causa.

  2. 2

    Em seguida, vem a abertura da carta. Aqui, você deve começar por se dirigir ao destinatário, de forma formal (exmo. senhor, por exemplo) ou de forma informal (caro amigo, por exemplo). Depois, exponha o que o leva a escrever a carta. Lembre-se que, no caso de estar a escrever uma carta formal, deve ser sucinto, breve e direto, expondo todos os fatos necessários. No caso da carta informal, o seu estilo de prosa é livre e pode escrever o que entender e da forma que quiser, dependendo do grau de confiança que tem com o destinatário.

  3. 3

    Por fim, vem o fecho da carta.

    No caso de uma carta formal, deve-se sempre agradecer a atenção dada e despedir-se cordialmente. No caso de uma carta formal, a sua despedida pode ser mais calorosa, com beijos ou abraços ao destinatário.

  4. 4

    Após escrever a sua carta, irá necessitar um envelope. Dobre a folha, feche o envelope e escreva na parte traseira a identificação e a morada do remetente e do destinatário. A do remetente deve vir do lado esquerdo, em cima, e a do destinatário do lado direito, ligeiramente mais abaixo.

    No canto superior direito, deixe espaço para colar o selo. Certifique-se no posto dos correios qual o valor do selo que deve-se usar para a localidade para onde quer enviar a sua carta.

    Depois disso, tem a sua carta feita e pronta a ser enviada. Basta colocá-la num marco dos correios e esperar.

Comentários
blog comments powered by Disqus