» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Como fazer uma chocadeira

Como fazer uma chocadeira

Galeria
Como fazer uma chocadeira

A indústria brasileira de avicultura tem experimentado grande crescimento em sua produção, principalmente com o desenvolvimento do processo de incubação de ovos em chocadeiras artificiais. O equipamento apresenta boa eficiência, de maneira que executa tarefa similar à que normalmente seria executada por um animal.

Isso significa dizer que as aves crescem em uma escala maior de velocidade e, como consequência disso, são abatidas e transformadas em alimento antes do tempo, se levados em conta os trâmites naturais. Essas chocadeiras, portanto, são utilizadas com o objetivo de otimizar a disponibilização de carnes e ovos para o mercado consumidor. Uma galinha caipira, por exemplo, é capaz de chocar 15 ovos de uma vez, enquanto pelo procedimento alternativo esse número quase dobra.

Atualmente, existem pelo menos 5 tipos diferentes de chocadeiras artificiais: de papelão, de isopor, de madeira, elétrica e automática digital. Essa última, a mais poderosa de todas elas, consegue chocar mais de 600 ovos por rodada. Realmente, uma quantidade bem acima do normal. Os outros modelos, apesar de apresentarem rendimento menor, também cumprem o papel de acelerar a produção e, o mais importante, podem ser construídos de forma artesanal.

Instruções

Coisas que você precisa

  • Para se construir uma chocadeira de madeira é preciso ter: pedaços de madeira, placa de isopor, duas lâmpadas, termostato, visor de vidro, sensor, uma chave, bandeja e tela de alumínio, recipiente com água e material resistente para utilizar como apoio.
  1. 1

    Para que as chocadeiras, de fato, substituam os animais na tarefa de incubar ovos em períodos mais curtos de tempo e em quantidades maiores, a pessoa responsável por manipular o equipamento necessita ter alguns cuidados importantes. É questão de primeira ordem manter a temperatura da chocadeira artificial em constante equilíbrio, na casa dos 37ºC. Para isso, recomenda-se a utilização de um termostato eficiente. Outra preocupação é com a umidade interna, que precisa ser preservada mediante à colocação de um recipiente com água no interior da máquina. É fundamental também manter certa regularidade no momento de virar os ovos para que eles sejam completamente trabalhados.




  2. 2

    Estima-se que para construir uma chocadeira artificial o valor a ser pago estará em torno de 100 reais. De todas as peças, o termostato é o que representa maior gasto. O resto do material, ou quase todo ele, é provável que se tenha em casa: papelão, isopor, madeira, fio, bandeja e tela de metal, serrote, furadeira, martelo, chave de fenda e alicate.



  3. 3

    Os ovos só devem ser levados à chocadeira 24 horas depois dela já em funcionamento. Caso colocados antes do tempo, o processo de incubação pode ser prejudicado. Essa condição serve para qualquer tipo de equipamento e precisa ser obedecida à risca.


Comentários
blog comments powered by Disqus