» Tecnologia » Software » Como fazer uma conta de dividir

Como fazer uma conta de dividir

Galeria
Como fazer uma conta de dividir

As operações matemáticas, geralmente, são atividades traumáticas para muitos alunos, pois somar, subtrair, multiplicar e dividir além de exigir paciência, demandam também uma porção de concentração. Para fazer uma conta de dividir a técnica é muito simples: basta conhecer as regras e aplicá-las. Conhecendo a fórmula você resolverá qualquer problema matemático.

Evite usar meios eletrônicos para fazer contas. Tente fazer “de cabeça” ou use lápis e papel. Dessa forma, você manterá seu cérebro sempre ativo e evitará receber trocos errados, que são percebidos só quando chegamos em casa.

De um modo geral, dividir um número por outro é descobrir quantas vezes um determinado número (que em Matemática, chama-se divisor) cabe em outro (na linguagem matemática, dividendo). O resultado da operação é chamado de quociente ou cociente. Se a divisão for exata, dizemos que seu resto é zero.

Siga os passos a seguir e prepara-se para resolver qual conta de divisão. E lembre-se: segundo Platão, os números governam o mundo!

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Identifique o divisor e o dividendo, isto é, qual número vai ser divido. Repare que se o divisor for maior que o dividendo, na operação poderá ou não sobrar resto. Caso contrário, o quociente dará um número em casas decimais.

    Por exemplo: ao dividir 10 por 2, tem-se 5 como quociente e 0 como resto; se fosse 11 por 2, teríamos o mesmo 5 como quociente mas 1 como resto. Se fizermos o contrário: 2 divido por 10, teríamos 0,2 como resultado, ou seja, um número decimal.

  2. 2

    Em caso de divisão de números decimais, iguale o número de casas. Para isso, basta acrescentar zero à direita do número menor e faça a divisão retirando as vírgulas. Por exemplo: ao dividir 2,55 por 1,4 você deverá fazer, na verdade: 2,55 dividido por 1,40 que, como visto anteriormente, será convertido para 255 por 140.

  3. 3

    Tire a prova. Para saber se você chegou ao resultado certo faz o seguinte cálculo: multiplique o quociente pelo dividendo e some o resultado ao "resto" da operação. Se o número obtido for o mesmo do divisor você acertou. Caso contrário, refaça as contas.

Dicas e AVISOS
  • Evite usar calculadora! Esta pode viciar seu cérebro, inibindo-o pensar matematicamente.
  • Se a conta for feita à mão, evite usar canetas. Contas matemáticas geralmente são refeitas várias e várias vezes. O ideal é sempre usar um lápis.
  • Nunca “chute” um resultado. Faça as contas e tire a prova para ver se o resultado está correto.
Comentários
blog comments powered by Disqus