» Dinheiro » Finanças Pessoais » Como Fazer uma Declaração de Renda

Como Fazer uma Declaração de Renda

Galeria
Como Fazer uma Declaração de Renda

Hoje em dia, para quase tudo o que fazemos que possa comprometer um percentual de nossa renda, é preciso de uma declaração de renda. Seja para abrir uma conta em um banco, efetuar uma matrícula em um curso, comprar algum produto no crediário, assumir um financiamento.

Veja aqui o que é uma declaração de renda, o que serve e o que não serve como declaração de renda e aprenda também como fazer uma declaração de renda.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Uma declaração de renda é mais um tipo de comprovante de renda, só que com uma pequena diferença:

    - o comprovante de renda é uma declaração da sua renda feita autenticada pelo seu empregador; é a mais comum no país, pois é utilizada por empregados registrados.
    - a declaração de renda é uma declaração onde sua declaração é feita por você mesmo; é menos comum no país, é mais utilizada por empregados autônomos.

    Os comprovantes de renda mais comuns são: contra-cheque, holerite, folha de pagamento, extrato bancário, declaração de imposto de renda, fatura de cartão de crédito, boletos quitados, declaração de rendimentos.

  2. 2

    A declaração de rendimentos é um documento onde você afirma ter um rendimento fixo todos os meses, a partir de uma atividade própria e independente, sem nenhum vínculo empregatício com nenhuma empresa. Essa declaração é um atestado feito por você mesmo, e também é assinado por você mesmo.

    Essas declarações devem ser manuseadas com muita cautela, pois se você soltar muitas dessas declarações de rendimentos por aí e perder o controle, pode acabar tendo de prestar contas com a receita federal ou pagar um valor alto no imposto de renda.

  3. 3

    A declaração de renda é bem fácil de fazer, normalmente as pessoas procuram um despachante para fazer a declaração, mas você mesmo pode fazer se preferir, pois é possível encontrar dezenas de modelos de declaração de renda pela internet.

    Procure um modelo que esteja declarando tudo formalmente e não deixe nenhuma informação para trás. Essas declarações de renda costumam ser mais ou menos assim:

    Eu, (você põe seu nome completo), (sua nacionalidade), (seu estado civil), (a profissão que você exerce para faturar sua renda), portador do CPF (o número do seu CPF), e inscrito sob o RG (você põe o número do seu RG e o órgão expeditor), residente e domiciliado (você deverá informar seu endereço completo), declaro para os devidos fins, que minha renda média nos últimos seis meses tem atingido o valor mensal de R$ (você coloca o valor médio, e depois repete por extenso), resultante do exercício de minha profissão.

    você abaixo deverá colocar a localidade onde foi feita essa declaração e a data;
    depois você deverá assinar;

    Por último deverá levar essa declaração, junto com seus documentos pessoais e comprovante de residência, a um cartório para reconhecer a assinatura e validar essa declaração como documento. Esse processo tem um custo que varia em cada região do país.

    Feito isso está pronta sua declaração de renda, basta quando for apresentá-la, ter em anexo a cópia de seus documentos pessoais e comprovante de residência.

Comentários
blog comments powered by Disqus