» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Como fazer uma introdução

Como fazer uma introdução

Galeria
Como fazer uma introdução

Todo texto deve começar pela introdução. Segundo a definição do dicionário, introdução é ação de se introduzir; ainda de acordo com o dicionário; introdução é um trecho pequeno que antecede uma música ou ainda a parte que dá início a um texto ou livro.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    A introdução de um texto deve conter o tema que será desenvolvido no restante do documento, este tema deve ser exposto com grande clareza. A introdução do texto deve ser breve, ou seja, apenas abordar sem aprofundamentos o tema que será analisado pelo autor; normalmente, uma introdução ocupa somente um parágrafo de todo o texto e não é longa para que o leitor não se desmotive para ler o restante do documento. Geralmente a introdução corresponde a de 10 a 20 por cento do texto – se um texto tem 30 linhas, por exemplo, o autor deve escrever uma introdução de 3 a 6 linhas apenas.

  2. 2

    Para fazer uma boa introdução para o seu texto, você deve abordar a ideia geral da sua dissertação em poucas palavras, ou seja, a introdução deve conter uma linha de raciocínio que será acompanhada pelo restante do texto, você não pode fazer a introdução sobre um tema e desenvolver a dissertação em baseado em outro.
    Evite usar chavões no início da introdução, como por exemplo: “era uma vez”; “antigamente”, “nos dias de hoje” e assim por diante; busque compor a introdução – e o restante do texto também – com palavras e expressões originais, de sua própria autoria, porém, isto não impede de seu texto conter uma ou outra expressão de uso popular, apenas evites de usar os chavões demasiadamente.

  3. 3

    Você também não deve começar sua introdução com as mesmas palavras do título; por exemplo, o título da sua dissertação é “Futebol Moderno”, então você deve evitar começar o texto “O Futebol Moderno...”; este é um pequeno detalhe que faz toda diferença para você escrever uma boa introdução.
    Como já foi dito antes, a introdução deve ser breve, escrita em poucas linhas, logo, evite alongar sua introdução com o tema escolhido, seja direto, porém, tenha objetivo e não “enrole” em sua introdução.
    Por fim, escreva a introdução na forma pessoal – em primeira pessoa –, afinal o texto é de sua autoria. Lembre-se de usar os verbos em primeira pessoa também em todo o restante da dissertação, pois, a concordância verbal também é um critério analisado na correção final do seu texto.

Comentários
blog comments powered by Disqus