» Casa » Como fazer uma redação passo a passo

Como fazer uma redação passo a passo

Galeria
Como fazer uma redação passo a passo

Você que estuda para concursos diversos deve se perguntar diariamente: por que eu tenho de fazer uma redação?
A resposta é: você precisará fazer relatórios, precisará escrever diversos tipos de cartas e, hoje em dia, com o advento da internet, você precisará escrever e-mails formais e informais.
Então, a redação é um método de se descobrir se você conhece seu idioma, se você sabe se comunicar claramente ou se você apenas sabe escrever palavras sem sentidos, e assim, ser desclassificado de um concurso, por exemplo.
Mas, é difícil escrever uma redação?
E a resposta é: você é um brasileiro que sabe falar português, que sabe ler e sabe escrever. Então, se você possui essas habilidades, escrever uma redação é quase tão simples como escrever seu nome.
Para se escrever bem é necessário, antes de tudo, ler bastante. Através da leitura você conhecerá diversas técnicas de se escrever, terá em sua mente uma espécie de banco de dados que armazena os novos léxicos que a leitura lhe dará, dentre outras várias vantagens.

Diversas são as importâncias na hora de se escrever. As principais delas são: ter em mente o tema sobre o qual será escrito e dividir a redação em introdução, desenvolvimento e conclusão.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Imagine que você esteja se apresentando em um emprego e o entrevistador pergunte-lhe as suas principais características. A partir de então, você começa descrever: sou uma pessoa proativa, focada em meu trabalho, etc.
    É mais ou menos isso que você fará no primeiro passo de uma redação dissertativa, na chamada Introdução. Será necessário escrever nessa parte sobre o que se tratará o restante de sua redação, será uma espécie de apresentação. Você precisará deixar bem especificado qual o objetivo de seu texto.

  2. 2

    Após ter escrito a Introdução, será a hora de escrever o desenvolvimento. Essa parte da redação é muito importante, pois você precisará escrever sobre o "desenrolar da história".
    Nesse momento, você apresentará os argumentos que embasem sua opinião acerca do assunto. Esses argumentos precisam estar bem ordenados de uma forma que não percam a lógica, não percam a coerência.
    Geralmente o desenvolvimento é escrito em dois parágrafos.

  3. 3

    Após ter escrito a introdução e o desenvolvimento, é chegada a hora de escrever a conclusão.
    Nessa parte da redação será escrita a finalização do texto. Deverá conter uma coerência em relação aos parágrafos anteriores, uma confirmação dos argumentos usados durante o desenvolvimento.
    A conclusão não é menos importante que o restante da redação, pois é nesse momento em que você dará todo sentido ao seu texto.

  4. 4

    Por fim, leia sua redação para consertar todos os erros de grafia, de pontuação e de concordância. Feito isso, releia seu texto para entender o que você escreveu e escolher o título.
    O título é muito importante, pois será uma espécie de nome. Esse nome deverá estar em concordância com o que foi escrito por você, mantenha uma coerência sobre o que foi escrito e o título de sua redação.
    Lembre-se, o título define o tema de sua redação.

  5. 5

    Aqui vai uma dica: procure escrever nem menos que o mínimo de linhas nem mais que o máximo de número de linhas estipulado.
    Por exemplo, em uma redação que o mínimo de linhas pedido foi 25 e o máximo 30, não escreva menos que as 25 nem mais que as 30 linhas.

Comentários
blog comments powered by Disqus