» Alimentos » Receitas » Como fazer vinagre de maça

Como fazer vinagre de maça

Galeria
Como fazer vinagre de maça

O vinagre – originário do vinho agre, ou vinho azedo – é um ingrediente bastante utilizado na culinária. A sua composição, em seus mais diversos tipos (como os vinagres de vinho, de maça e de arroz, para citarmos os mais populares), o substrato do vinagre passa por um processo de fermentação e de oxidação, até atingir a acidez ideal para o seu uso na culinária.
Além de ser um ingrediente presente nas mais variadas receitas, o vinagre ainda possui a função de limpar vegetais, liberando-os de micro-organismos e eliminando resíduos, principalmente ovos de parasitas que se fixam nas folhas.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Açúcar
  • Maçãs
  • Água
  • Recipiente para armazenar
  1. 1

    Para se fazer o vinagre de maçã caseiro, que se diferencia pela qualidade de seu aroma e de seu sabor em relação aos vinagres normalmente comercializados, o procedimento é bem simples e econômico.
    Selecione 6 maçãs ( o que resultará por volta de quase 2 litros de vinagre ao final do processo) – recomenda-se a maça Fuji -, atentando para a qualidade, uma vez que as frutas não devem estar maduras demais e nem apresentar partes machucadas.

  2. 2

    Limpe as maçãs, retirando cabos e sementes, deixando-as ainda com as cascas. Corte as frutas em pequenos pedaços e as reserve em um recipiente devidamente higienizado e grande o suficiente para, posteriormente, armazenar a mistura que resultará no vinagre.

  3. 3

    Por cima da maçã picada, acrescente 1 xícara de açúcar, sem mexer a mistura. Não é recomendado o uso de açúcar refinado, podendo-se optar pelo açúcar orgânico, por exemplo.
    Acrescente, ainda, 2 litros de água mineral natura em temperatura ambiente à mistura de maçã e açúcar.

  4. 4

    Cubra o recipiente com um pano e o tampe, mas de modo que a mistura consiga respirar e liberar o gás carbônico que produzirá. Reserve o pote em um local fresco e arejado, longe do sol.

  5. 5

    Mexa a mistura a cada semana e, no final de aproximadamente 50 dias, o vinagre estará pronto. O tempo de procedimento pode variar, de acordo com a velocidade da fermentação e a temperatura dos locais.
    Como as maçãs foram adicionadas com as cascas, será necessário coar a mistura e passá-la para outro recipiente – igualmente higienizado.
    Este novo recipiente não deve ser totalmente fechado, uma vez que o processo de fermentação ainda não está finalizado. Sendo assim, deve-se observar se o produto final continua a produzir gás carbônico, se ainda está escapando pela tampa, se há pressão ao abri-la. Caso seja positivo, deve tornar a deixá-la aberta.

Dicas e AVISOS
  • Para acelerar o processo de fermentação, aconselha-se a triturar (através de eletrodomésticos) a maçã, com o auxílio da água. Acrescentar o açúcar e seguir o mesmo procedimento.
Comentários
blog comments powered by Disqus