» Tecnologia » Software » Como fazer voz gutural

Como fazer voz gutural

Galeria
Como fazer voz gutural

Há algum tempo que uma das artes mais apreciadas que podemos notar é o canto. Com o passar do tempo, novas técnicas de canto aparecem e uma que hoje em dia está se destacando é de fato, o gutural. Muitas bandas de Death metal, Black metal, Thrash metal, Metalcore e até mesmo de metal sinfônico já vem usando esse tipo de canto em suas músicas.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    O gutural é uma técnica com os mesmos mecanismos do Driver (outra técnica de voz), porém com outros aspectos como o uso de um timbre mais grave e menos limpo. Primeiramente, para executar esse tipo de canto, sua respiração deve estar bem controlada, e assim como em todos os estilos de canto, no gutural também é importante o apoio diafragmático e nunca na garganta. De inicio, pode se tentar fazer algum som, por exemplo, um “u” prolongado, e que por hipótese nenhuma deve doer sua garganta. Vocalizes e exercícios, como vibração de língua e lábio e o bocca chiusa (vocalize feito com a boca fechada) são recomendados serem feitos antes da execução do gutural.

    Para um controle melhor da respiração, pode-se fazer exercícios como soltar o ar com som de “s”, “x” entre outras consoantes, variando também o tempo de inspiração e expiração, comece com dez segundos e depois vá aumentando gradativamente.
    Outra dica e que podemos notar nos vocalistas que usam essa técnica é a articulação oval.

  2. 2

    No entanto, pelo gutural ser um estilo de canto agressivo, vale lembrar os principais cuidados com a voz como: beber água frequentemente, dormir bem, evitar bebidas alcoólicas, fumo e ficar exposto ao ar condicionado, porém, um erro que muitos vocalistas amadores de gutural acabam cometendo, a ingestão de alimentos que aumentam a formação de secreção como chocolate, pensando assim que terá uma voz melhor e mais agressiva sem pensar nas consequências na sua saúde vocal.

  3. 3

    Além disso, infelizmente no Brasil há poucos professores que entendam dessa nova forma de canto, porém há artigos e matérias na internet sobre o assunto. Um vídeo aula que vale a pena assistir e que ajudará quem se interessa pela essa técnica é da Melissa Cross, professora de Nova York, que leciona e lecionou para vários vocalistas de bandas famosas, como Angela Gossow do Arch Enemy e Corey Taylor do Slipknot.

    Sobretudo, é interessante também observar e ouvir os vocalistas que utilizam essa técnica, como Behemoth, Sepultura, Epica, Tristania, Machine Head, Shadows Fall, Trivium, entre outras bandas.

Comentários
blog comments powered by Disqus