» Alimentos » Receitas » Como fazer xuxu

Como fazer xuxu

Galeria
Como fazer xuxu

Tem muitas informações desencontradas com relação ao chuchu, a começar pela grafia. O Chuchu (essa é a forma correta de escrever) tem sabor e cor suaves e, talvez por isso passe a impressão de não ter nutrientes. Outro equívoco é quanto ao seu preparo, as formas mais utilizadas de preparo são refogado ou salada, aprenda agora como fazer pratos deliciosos com o chuchu e mude de vez a má impressão que você e/ou sua família possa ter a seu respeito!

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Nutrientes do chuchu:
    O chuchu é rico em fibras, que são importantes para o bom funcionamento do organismo, pois aumenta o colesterol bom e diminui o ruim, aumenta a saciedade fazendo com que se coma menos, melhora o funcionamento do intestino e facilita a digestão.
    Ele é considerado na maioria das vezes como um legume, mas é considerado um fruto por possuir sementes internas, enquanto é rico em fibras, o chuchu tem pouca caloria, por isso é tão recomendado em dietas, possui potássio, vitaminas A e C e seu broto é rico em vitaminas C e B e cálcio, fósforo e ferro, não se recomenda comê-lo cru, melhor cozido.


  2. 2

    Preparo do chuchu: Um inconveniente que faz muitas donas de casa não utilizarem o chuchu nas suas receitas é a nódoa (também conhecida como nódia) que o vegetal solta e fica grudado nas mãos, manchando e ressecando a pele. Para resolver isso, basta pingar uma ou duas gotas de óleo de cozinha na mão, espalhe para formar uma camada protetora para as mãos. Após descascar e picar o chuchu, lave as mãos com detergente neutro. Algumas pessoas manuseiam o chuchu embaixo de água corrente, o que não é aconselhável em tempos de preservação da água, mas dá para fazer isso com as mãos e vegetal mergulhado em uma bacia com água (gastará menos água) ou por fim, usando luvas.

  3. 3

    Receita com chuchu:
    Em saladas, basta cozinhá-lo em água e sal. Escorra e em seguida ajeite na travessa, coloque cebola em rodelas bem finas, cheiro verde picadinho e tempero a gosto. Ou faça uma salada mista, com vários legumes (que devem ser cozidos separadamente e com sal moderado).

    Refogado ou em molho: Incremente sua receita com chuchu, em refogados e molhos. Frite em óleo, alho, cebola conforme sua preferência e adicione o chuchu picadinho, coloque água fervente que cubra levemente o vegetal e deixe cozinhar. No caso do molho, acrescente logo após a água uma quantidade conveniente de molho de tomate ou colorau.

    Chuchu recheado: Mais opções de receita com chuchu: Descasque o chuchu e parta-o ao meio. Após cozido, retire com uma colher de sobremesa a semente e um pouco do miolo. Recheie com carne moída a bolognesa e cubra com uma fatia de queijo mussarela. Aqueça no forno na hora de servir até o ponto em que o queijo derreta.

    Chuchu gratinado: Cozinhe o chuchu descascado e cortados ao meio em água temperada (com sal ou caldo). Quando cozido, acomode-os em refratário, regue com molho branco de sua preferência a gosto e salpique com queijo parmesão ralado, leve ao forno até gratinar.

    Chuchu com ovo: Faça o chuchu refogado e quando a água estiver praticamente seca, jogue os ovos dentro da panela, por cima do chuchu refogadinho, tampe e aguarde até o ovo ficar completamente cozido.

    Chuchu a milanesa: Cozinhe os chuchus descascados e cortados ao meio. Cozinhe em água temperada até o ponto de al dente. A parte bata os ovos. Quando cozidos e escorridos, passe o chuchu no ovo, em seguida na farinha de rosca e frite em óleo quente.

    Casca do chuchu na farofa: Pique a casca e cozinhe até o ponto ‘al dente’ e incremente farofas caseiras, além de deliciosa, sua farofa ficará rica em nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo.

    Chuchu na torta, suflê e etc.: Aquela receita incrível que você faz e ganha muitos elogios também pode receber o chuchu. Ele vai mudar muito pouco o sabor do prato, os menos atentos nem perceberão a presença dele, no entanto estará consumindo seus nutrientes.

    Agora que você tem uma coleção de receitas com chuchu, utilize-o no cardápio da família, além de todas as vantagens já ditas, o chuchu é muito barato e fácil de encontrar!

Comentários
blog comments powered by Disqus