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Como ficar com sono

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Como ficar com sono

Insônia é um mal que atinge uma grande parte da sociedade. Estudos indicam que mesmo após um dia de trabalho cansativo se pode ter dificuldades para dormir. Essa dificuldade pode estar ligada a fatores como estresse, ansiedade e problemas orgânicos.

Ter uma boa noite de sono faz bem para o corpo, pois restaura as forças e renova o equilíbrio refletindo na qualidade de vida.
Dormir bem é imprescindível para a saúde, por isso apresentaremos dicas de como proceder para ficar com sono e acordar bem disposto.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Comece estipulando um horário de ir para a cama. É importante adquirir o hábito de deitar na mesma hora todos os dias mesmo que não esteja com sono.

    Controle a ansiedade quando não conseguir. O horário é apenas aproximado para disciplinar o cérebro, não é para ser uma imposição.

  2. 2

    Beba um copo de leite morno, ou chá. Você pode escolher um desses: alface, camomila, erva-cidreira.

    Tome banho morno. A água quando está muito quente faz efeito contrário, não relaxa, assim como o banho frio que é para despertar.

    Escureça o quarto. Feche as cortinas para o ambiente ficar escuro. Para não tropeçar na hora em que acordar, caso precise levantar durante a noite, ponha um abajur ao lado da cama.

  3. 3

    Antes de ir para a cama, faça 10 minutos de alongamento. Erga os braços e entrelace os dedos virando a palma das mãos para fora e estique o corpo ficando na ponta dos pés. Respire fundo e repita o movimento. Depois alongue os braços e as pernas. Sente-se na cama e respire fundo 3 vezes.

    Feche os olhos e inicie uma contagem de trás para frente bem devagar. Conte de 50 até 1. Pense no número e repita bem devagar falando baixinho, quase como um sussurro.

    Deite e não pense nos problemas nem no que pretende fazer no dia seguinte.

Dicas e AVISOS
  • Faça uma dieta rica em frutas, cereais integrais e verduras. Reduza o consumo de estimulantes como café e bebida alcoólica, especialmente à noite. Se você gosta de assistir filmes de ação e suspense, deixe para ver durante o dia, pois esses gêneros aumentam a adrenalina no corpo. Substitua esses segmentos por filmes mais brandos como comédia romântica e humor.
  • Coloque no quarto um relógio despertador que faça o som tic-tac. Esse é um meio para se concentrar no som, que por ser repetitivo e baixo provoca sono.
  • Ler antes de dormir ajuda a desviar o foco dos problemas, mas para isso, o livro não pode ter ligação com a rotina profissional. Precisa ser algo que não gere mais ansiedade, pois aumenta a insônia.
  • Evite o consumo de comida condimentada a noite.
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