» Dinheiro » Procura por Emprego e Vida Profissional » Como finalizar um curriculo

Como finalizar um curriculo

Galeria
Como finalizar um curriculo

Curriculum Vitae: palavra que tem origem no latim e significa trajetória de vida. Comumente conhecido por curriculo e abreviado por CV, este documento é indispensável para quem está a procura de emprego ou de uma boa colocação no mercado de trabalho.

No entanto, como elaborar um curriculo corretamente? Siga os passos de como se faz para finalizar um curriculo!

Instruções
  1. 1

    Uma boa dica para finalizar um curriculo é rever tudo o que você inseriu desde o início certificando-se de que não se esqueceu de nada.

    Primeiro passo:

    Veja se você colocou todas as suas informações pessoais (nome completo, endereço, telefone, correio eletrônico, data de nacimento, nacionalidade e sexo)

  2. 2

    Segundo passo:

    Experiência profissional; revise se esta tudo certo. Se você mencionou as empresas ou trabalhos em que você exerceu nos últimos 10 anos ( confira as datas de entrada e de saída e siga a ordem do trabalho mais recente para o mais antigo não esquecendo de citar os cargos ou ocupações que você exerceu, principais atividades e responsabilidades, o nome e o endereço da entidade empregadora e o tipo da empresa e setor)

  3. 3

    Terceiro passo:

    Educação e formação acadêmica; mencione a data em que você estudou em determinada área, curso ou faculdade (exemplo:de Outubro de 2007 à Julho de 2010);

    Enumere as principais disciplinas e competências profissionais que você adquiriu ao longo dessa formação e ressalte o nível segundo a classificação final da mesma ( valor final atribuído no final da formação acadêmica)

    Estágios e pequenos trabalhos que possam enriquecer o seu currículo e denotar a sua experiência em várias áreas de trabalho é importante aparecerem e serem enfatizadas.


  4. 4

    Quarto passo:

    Veja se colocou no seu currícuo a sua língua materna e se enumerou as outras línguas que você estudou e sabe falar. Diga se sabe razoavelmente, muito bem, bem ou se fala fluentemente. Faça a auto-avaliação da sua compreensão, conversação e escrita a cerca da língua em questão.

  5. 5

    Quinto passo:

    Reveja as sua competências e aptidões sociais; nesta parte estarão inseridos tópicos que qualifiquem o seu comportamento social e profissional perante as pessoas ( o seu espírito de equipe, a sua autonomia e criatividade, as suas capacidades de comunicação);

    Aptidões e competência de organização; o seu sentido de organização, a forma como você lida e resolve os problemas;

    Aptidões e competências técnicas; aqui você mencionará as experiências, práticas e conhecimentos que você adquiriu em determinadas áreas profissionais;

    Aptidões e competência na informática; cite os programas que você conhece e sabe manusear (exemplo: domínio do software office, Word, Excel, Power Point etc)

    Aptidões e competências artísticas; aqui você colocará tudo que possa te ligar a arte (como por exemplo algo que te vincule à música ou à poesia ou os seus gostos pessoais por determinada arte)

    Não esqueça de mencionar se você tem ou não carteira de condução. Muitos trabalhos dão preferência a quem sabe dirigir e tenha carro próprio, dependendo da área profissional

  6. 6

    Depois de todos estes passos e de revisar todos eles com bastante atenção, procure uma fotografia que tenha menos de 6 meses e coloque no seu curriculo, pois a imagem conta bastante. Feito isso o seu currículo já está finalizado e bem apresentado e você apto para encontrar um bom emprego!

Comentários
blog comments powered by Disqus