» Hobby » Cultura e Sociedade » Como funciona o sistema político nos EUA

Como funciona o sistema político nos EUA

Galeria
Como funciona o sistema político nos EUA

O sistema politico nos Estados Unidos é regido por um presidente, que é eleito através das eleições onde 50 estados elegem um representante para seu país. Cada estado elege seu governador, e os partidos são divididos em dois os republicanos e democratas. Nos Estados Unidos, existem três poderes assim como no Brasil que são o poder legislativo, executivo e judiciário.

Instruções
  1. 1

    O Estados Unidos é constituído de um Republica Federalista Presidencialista, ou seja, o país é representado por um presidente, onde os poderes são divididos em três partes, o legislativo que tem o papel de criar as leis, sendo ele exercido pelo congresso, o poder executivo que tem a função executar as leis, sendo exercido pelo presidente, e o poder judiciário que juga quaisquer conflitos baseados nas leis criadas, que é exercido pelos tribunais.

    O sistema de eleições nos Estados Unidos é bem diferente do nosso sistema no Brasil, onde o voto é direito, nos Estados Unidos o voto não é direito, pois quem elege o presidente não são os eleitores mais sim os delegados estaduais, que são eleitos pelos eleitores, onde cada estado tem um número proporcional de delegados de acordo com o total de representantes no congresso, e após a eleição os delegados representam seu estado no colégio eleitoral.

    Nos Estados Unidos só existem dois partidos que são os democratas e republicanos, os democratas são representados geralmente pela classe trabalhadora e por grupos intelectuais, onde atualmente seu maior representante é Obama atual presidente do país, já os republicanos são um partido conservador que apoia grandemente o sistema capitalista, seu último representante na presidência do país foi Bush.

    O sistema político dos Estados Unidos tem uma grande falha, pelo fato do sistema de eleitoral favorecer uma minoria que seriam os grandes Estados, onde há um maior número de delegados representando seus Estados, e com grande participação no congresso nacional, desse modo quem realmente elege o presidente do país são os grandes estados, por terem um número maior de delegados e representantes no congresso. Já os Estados menores não tem grande participação ao eleger seu representante, pois o seu número de delegados e representante no congresso é muito inferior aos grandes Estados, dessa forma concluímos que a democracia americana não defende os reais ideais do sistema democrático, pois a principal característica do sistema é a participação da população em meio as decisões referentes ao seu país, e também o direito de que todos os cidadãos tenha o direito de eleger seus representantes.

Comentários
blog comments powered by Disqus