» Tecnologia » Internet » Como funciona um roteador wireless

Como funciona um roteador wireless

Galeria
Como funciona um roteador wireless

Hoje em dia, usar uma conexão de banda larga para internet é algo comum tanto em residências quanto em empresas, restaurantes, cafés, livrarias e etc. Mas seria inviável, para não dizer bisonho, aquele mundaréu de fios azuis (cabos de rede) espalhados pelo ambiente, ou que fosse necessário você se valer de um desses para conectar seu notebook, ou usar adaptadores para usar com seu smartphone ou tablet.

Transmitindo as informações entre os dispositivos conectados os roteadores pega as informações e as transfere entre os dispositivos usando um pacote de informações que pode ser com ou sem fio ou por ambas também um exemplo claro é um notebook sem fio conectado a um Scanner com o cabo conectado ao roteador.

Então, há alguns anos atrás, mais precisamente em 1999, um grupo de engenheiros criou um sistema de compartilhamento de sinal de rede sem fio, que se valia de antenas de transmissão, chamado de 802.11 ( que é a velocidade do sinal transmitido).

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    O primeiro padrão, chamado de 802.11b, lançado no final da década de 90 hoje um padrão que não se utiliza mais pois é lento e com segurança unica que pode ser invadida facilmente o que o torna totalmente inseguro nos dias de hoje.

    Hoje esta padrão é suportado em sua maioria mas só use se tiver um mais velho funcionando em 802.11b, eles sofrem a interferência de telefones sim fio, dispositivos Bluetooth.

  2. 2

    Em 2003 foi lançado um roteador com patrão mais rápido que ainda esta em uso nos dias de hoje. Muito mais rápido que seu anterior suporta padrões de segurança mais modernos (WPA E WPA2). Considerado é um dos mais rápidos comparado a maioria das conexões via cabo, fios e DSL.

  3. 3

    Por último devemos lembrara você que hoje a aplicação de um roteador supera o uso comum de mero repartidor de sinal, podendo compartilhar desde impressoras e até servir de ponto de conexão para celulares com wi-fi e tablets, desde que estes possuam tecnologia capaz de fazer semelhante conexão.

Dicas e AVISOS
  • Escolha boas marcas e esta é a parte mais difícil Não uma marca unânime no mercado, mas é possível pesquisar para fugir de armadilhas.
  • Hoje todos os roteadores do mercado tem a mesma funcionalidade e possuem as configurações básicas para acessar a internet
  • Compre sem um roteador homologado pela Anatel pois somente assim você terá todas as seguranças referente a funcionamento e segurança que nos dias de hoje é fundamental.
Comentários
blog comments powered by Disqus