» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Como hidratar jaqueta de couro

Como hidratar jaqueta de couro

Galeria
Como hidratar jaqueta de couro

Quando o inverno chega, grande parte dos hábitos são adaptados para aproveitar melhor a estação e conviver com suas peculiaridades. Chuva, vento e umidade pede roupas mais compostas, quentes e confortáveis. Sai o guarda-roupa de verão e entra as tendências da moda outono-inverno.

Como de costume, algumas peças mais queridas e normalmente resistentes por toda uma vida (como é o caso do couro legítimo), precisam de um cuidado especial, para que o investimento valha a pena. Mas, é nesse momento que se percebe, por exemplo, que o couro daquela jaqueta preferida está estranho e com alguns pontos que apresentam o aspecto de envelhecido ou até mesmo mofado, por conta da umidade.

Vale lembrar que outras peças de couro também sofrem o mesmo efeito da umidade do inverno, como cintos, bolsas e sapatos. Porém, pode ser sempre facilmente limpos e hidratados. Abaixo veja como deixar a jaqueta e outras peças de couro com o aspecto de que acabaram de ser comprados.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Vinagre claro
  • Óleo de amêndoas
  • 3 Panos secos
  1. 1

    Para retirar o mofo da jaqueta, derrame um pouco de vinagre em um dos panos (para ficar úmido e não encharcado). Assim, abra a jaqueta em uma superfície lisa e passe o pano em toda as partes da jaqueta.

  2. 2

    Passe o 2º pano (seco e sem produto) para enxugar a umidade do vinagre e finalizar a limpeza necessária.

  3. 3

    Para hidratar o couro, derrame diretamente o óleo de amêndoas na peça, desta vez pode colocar generosamente o produto e espalhar com os dedos. Para que o máximo da ação do óleo fixe na jaqueta, como também deixe o cheio agradável, tirando o odor do vinagre e do mofo.

  4. 4

    Após 15 minutos, a jaqueta já absorveu a quantidade necessária de óleo para ficar hidrata, mas perceberá que ainda há uma excesso de produto no peça. Então, pegue o 3º pano seco (sem produtos) para enxugar o excesso.

  5. 5

    Para não guardar a jaqueta úmida pela hidratação, deixe-a secando em um local com boa ventilação.

Dicas e AVISOS
  • Não guarde sua peça em sacos de lavanderia. Utilize-os apenas para transporte, pois o couro precisa respirar para se manter novo.
  • Para manter o casaco sempre com o aspecto de novo é só repetir esse processo 2 vezes por ano.
  • Nunca deixe suas peças de couro em armários completamente fechados, sem ventilação e/ou que peguem umidade.
  • No caso de casacos claros, troque o óleo pela vaselina líquida, pois pode acontecer do óleo de amêndoas manchar a peça.
Comentários
blog comments powered by Disqus