» Saúde » Boa Forma » Como hidratar tomate seco

Como hidratar tomate seco

Galeria
Como hidratar tomate seco

O tomate seco é um ingrediente usado em diversas receitas. Aprenda como hidratá-lo e aproveitar todo o seu sabor.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Primeiramente, deixe os tomates secos imersos em água quente por pelo menos 20 minutos ou até que fiquem macios. Depois desse tempo, escorra a água e os seque com papel-toalha.

    Depois dessa etapa, é importante acrescentar sabor aos tomares. Para isso, junte mais ou menos 100 ml de azeite com 50 ml de vinagre, pimenta do reino, 2 dentes de alho cortado, uma folha de louro, uma cebola cortada à Juliana e um ramo de tomiljo. Prepare uma marinada com esses ingredientes.

    Pegue os tomates secos e os coloque em um recipiente. Em seguida, acrescente a marinada por cima deles e cubra com papel-filme.

    Guarde na geladeira. O ideal é que eles descansem na geladeira 24 horas antes de serem usados. Dessa forma todos os sabores serão absorvidos.

  2. 2

    Outra forma de se fazer é ferver água e, após fervida, jogar sobre os tomates e esperar esfriar.

    Em seguida, deve-se fazer uma mistura de mais ou menos 35 ml de azeite, 35 ml de óleo de milho e 25 ml de vinagre de maçã. Quando a água estiver esfriado, coloque os tomates dentro dessa mistura e reserve na geladeira. Novamente, o ideal é que fique na geladeira por 24 horas para uma absorção melhor dos sabores. E o recomendado é que eles sejam usados em até 7 dias.

  3. 3

    Existe uma outra forma que pode ser usada mais rapidamente, sem a espera de 24 horas.

    Como todas as outras maneiras, o processo deve ser iniciado com água numa panela para ferver. Após começar a ferver, colocar os tomates dentro e aguardar mais ou menos 20 minutos ou até esfriar.

    Em seguida, jogue a água fora e coloque sobre o tomate 100 ml de azeite de oliva, 2 dentes de alho bem picados, 30 ml de vinagre de álcool e uma pitada de pimenta branca.

    Você deve levar a mistura para a geladeira e aguardar por mais ou menos 1 hora. Após esse tempo, o ingrediente já estará pronto para o consumo.

    Após retirar os tomates da mistura, você pode usá-la de uma outra forma, como tempero, por exemplo. Esse tempero fica ótimo para assar carnes.

  4. 4

    Por fim, uma forma mais saudável de hidratá-los, que faz com que não percam muitas de suas propriedades é a vapor. A desvantagem é que esse processo acaba sendo mais demorado.

    Como todas as outras opções, o primeiro passo é jogar água fervente nele e aguardar. Depois, coloque-os sobre um recipiente e os corte em dois pedaços, ou no máximo três.

    Frite alho no azeite em uma frigideira e, depois, acrescente os tomates secos. Frite mais um pouco.

    Coloque um pouco de azeite frio em um recipiente, deve ser onde o alimento ficará guardado. Você pode temperar o azeite frio com sal, ervas finas, orégano ou qualquer outra coisa que agrade o seu paladar.

    Em seguida, coloque os tomates secos que foram hidratados e fritados no recipiente e misture bastante com o azeite frio. Você também pode aguardar a fritura esfriar um pouco, de forma que não esquente o azeite frio.

    Pique duas folhas verdes, como alface americana e rúcula ou escarola e acelga, e coloque dentro do recipiente. Para finalizar, tempere com limão e já está pronto para servir!

Comentários
blog comments powered by Disqus