» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Como hipnotizar

Como hipnotizar

Galeria
Como hipnotizar

Cercada de lendas e mistérios, a hipnose é na verdade um procedimento simples de se entender.
Estas lendas e mistérios decorrem principalmente da utilzação da chamada "hipnose de palco", onde se hipnotiza pessoas, para que elas façam coisas que não fariam normalmente, por ex: comer uma cebola pensando que é uma maçã. Os tipos mais conhecidos de hipnose são: a hipnose de palco, já citada, a hipnose terapêutica e a auto-hipnose, onde a pessoa entra em transe e se dá sugestões sem ajuda de terceiros.
A hipnose nada mais é do que induzir a pessoa a um estado de transe, suprimindo, onde o hipnotizado aceita sugestões passivamente, sem passar pelo crivo da mente consciente. A mente humana tem poderes inimagináveis, principalmente de cura, e é isso que se procura obter no uso da hipnose terapêutica.
O estado hipnótico poderia ser considerado como o nível antes do sono profundo, onde a pessoa se encontra facilmente sugestionável, mas ainda com um certo nível de consciência.
Abaixo, seguem algumas dicas simples sobre o procedimento de hipnose terapêutica.

Instruções
  1. 1

    Para que uma sessão de hipnose terapêutica seja bem-sucedida, são necessários três fatores:
    - A pessoa precisa QUERER ser hipnotizada;
    - A pessoa precisa ACREDITAR que pode ser hipnotizada;
    - A pessoa deve se sentir confortável, segura e relaxada.
    Se essas condições forem atendidas, a pessoa está pronta para entrar em estado hipnótico.

  2. 2

    Há vários meios de induzir alguém ao transe hipnótico. Alguns deles são:
    - indução pelo olhar: um dos meios mais famosos de condução, imortalizado nos filmes; consiste no hipnotizador balançar um relógio ou outro objeto diante dos olhos da pessoa, pedindo para que ela fixe o olhar no objeto. Focando-se no objeto, a pessoa passa a ignorar os outros estímulos externos. Ao mesmo tempo, o hipnotizador conversa com a pessoa com voz monótona, induzindo-a ao relaxamento.
    - indução pela voz: o hipnotizador usa a própria voz, falando em um tom monótono e ritimado, procurando manter uma sequência parecida com a dos batimentos cardíacos. Exemplos: Um, você está se sentindo cansado; dois, seu corpo está pesado e cansado; três, você está relaxando; quatro, sua mente está totalmente relaxada.
    Claro que a sequência acima não é obrigatória, o hipnotizador pode e deve sempre improvisar e usar suas próprias sequências de voz.
    O processo de hipnotização depende da pessoa que está passando pelo procedimento, podendo levar de alguns minutos até meia hora.

  3. 3

    Quando o hipnotizador faz a pessoa entrar em transe, e ela está totalmente relaxada, já em estado hipnótico, é o momento de dizer-lhe frases, para que o subconsciente dela registre e passe a aplicá-las em seu dia-a-dia.
    Deve se procurar evitar a palavra "não" nas frases de sugestão hipnótica.
    Alugns exemplos de frases:
    Você adora comer alimentos saudáveis (para aqueles que desejam emagrecer);
    Você é uma pessoa inteligente e criativa;
    Você gosta de praticar exercícios físicos;
    Você sente enjoos quando fuma (para quem deseja parar de fumar).
    O inconsciente trabalha melhor com uma sugestão de cada vez.
    Podem demorar mesmo semanas, para que os comportamentos desejados comecem a ser verificados. Após um comportamento ser aprendido, pode-se passar para outra série de sugestões.

  4. 4

    O despertar deve ser suave. Após terem sido ditas as sugestões, pode se dizer algo como:
    "Quando eu contar até três, você vai sair do estado de relaxamento e irá acordar bem-disposto e com bastante disposição.
    Um, você está despertando e sentindo fluir sua vitalidade.
    Dois, você está se sentindo bem, disposto e cheio de energia.
    Três, você irá abrir os olhos e acordar agora."
    Caso a pessoa não acorde com essas frases, ela pode ser acordada com toques suaves. Não há perigo algum da pessoa ficar eternamente em transe hipnótico. Se o hipnotizador não fizer nada para acordá-la, ela em breve realmente dormirá, e despertará sozinha, como se tivesse pegado no sono normalmente.
    Com bastante treino, seguindo essas dicas simples, você também pode utilizar os benefícios da hipnose terapêutica no seu dia-a-dia.

Comentários
blog comments powered by Disqus