» Casa » Computadores » Como identificar a placa mãe

Como identificar a placa mãe

Galeria
Como identificar a placa mãe

Identificar a marca e o modelo da placa-mãe, das memórias, dos sockets, dos drives e as características dos hardware internos do PC pode ser uma tarefa complicada, uma vez que a maioria dessas informações não estão acessíveis para o usuário convencional. Algumas dessas informações são oferecidas no ato da compra de um PC, notebook, netbook e semelhantes, no guia e no manual. Mas a ficha técnica completa é 100% acessível apenas por meio de programas, pagos ou gratuitos.
Aprenda agora como saber o que está instalado na sua máquina e como identificar a placa-mãe com dicas bem simples.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Algumas características técnicas são disponíveis pelo Windows.

    Para a versão Windows 7, clique no botão "Iniciar", selecione "Painel de controle", "Sistema e segurança" e no campo "Sistema", entre em "Ver o nome deste computador".

    As informações apresentadas são:

    Versão e validação do sistema operacional.

    Classificação de "Índice de Experiência do Windows". Isto se refere ao desempenho e processamento do processador, memória RAM, elementos gráficos, gráficos em jogos, disco rígido primário.
    Cada resultado gera uma nota de avaliação. A nota final é sobre o desempenho total da máquina. Se essa opção não estiver disponível, clique em "Executar avaliação" para obter o teste com esses resultados. Recomenda-se a execução do sistema periodicamente.

    Processador. Exibe a marca, o modelo e a velocidade do processador.

    Memória instalada (RAM). Exibe a quantidade de memória instalada e quanto dessa memória o sistema está utilizando de fato.

    Tipo de sistema. Refere-se aos bits que integram o sistema. Normalmente, 84x, 16 Bits ou 64 bits.

    A tela "Sistema" também exibe o nome do proprietário do computador e o número do IP.




  2. 2

    Para identificarmos a ficha técnica da placa-mãe e de outros componentes com mais aprofundamento, baixe um dos programas que exercem a função de leitura dos componentes.

    Um dos programas mais populares e completos é o Everest Ultimate Edition. Ele traz a ficha completa de todos os componentes, hardwares e softwares, dispositivos, placas e processamento de cada um desses itens.

  3. 3

    Baixe a versão gratuita para testes do Everest Ultimate Edition no site do Baixaki, pelo seguinte link http://www.baixaki.com.br/download/everest-ultimate-edition.htm.

    Faça a instalação aceitando os termos de uso e execute o ícone que abre o programa.

    Ele fará a leitura completa e exibirá as informações em forma de listas e tópicos.

    Na figura abaixo, repare no tópico "placa-mãe". Ele exibe apresenta uma relação dos processos, velocidades, quantidade de slots e sockets, modelo, marca e quantidade de memória instalada, disponível e expansível.

    Algumas informações são ocultadas na versão de testes. Para obter a listagem completa da leitura compre o programa online através do site oficial da desenvolvedora, disponível na tela inicial do próprio programa.

Comentários
blog comments powered by Disqus