» Hobby » Cultura e Sociedade » Como identificar um maçom

Como identificar um maçom

Galeria
Como identificar um maçom

A maçonaria faz parte de uma sociedade discreta e reservada. Os membros dessa classe cultivam uma determinada classe social e admiram a liberdade, a humanidade, a fraternidade e a democracia. É uma sociedade que primazia o intelecto e a filosofia.

Será difícil identificar um maçom, visto que é admitido neste grupo homens livres e comuns mas que tenham incutidos em si os bons costumes, não distinguindo assim raça, religião, cor, partido e ideologias políticas bem como classe social. Muitos homens de denotada importância e ilustres no mundo fizeram e fazem parte deste distinto grupo.

Aqui encontrarão algumas características dos maçons em geral, para que possa identificá-los de alguma forma.

Instruções
  1. 1

    A palavra maçom provém do francês "maçon" e significa pedreiro. Mas ser maçom vai muito além da frequentação em templos e das coisas materiais. Um bom maçom que se preze dá valor ao intelecto, as qualidades espirituais e mentais conseguidas através das experiências maçônicas. Por isso, umas das grandes características dos maçom é a inteligência, a sabedoria e uma cultura bastante rica.

  2. 2

    Outra característica que um maçom possui é o amor pela sua família. Por regra, os maçons são bons filhos, amáveis irmãos, bons pais, bons esposos e cidadãos preocupados com a humanidade e com o próximo. Eles possuem um caráter bastante altruísta e por isso admiram a bondade, a nobreza de espírito e o amor ao próximo.

  3. 3

    Os maçons têm alguns direitos dentro do grupo, que são;

    Cumprir as leis designadas na ordem da maçonaria sendo deste modo membro ativo de uma loja e ter pontualidade;

    Doutrinar-se e instruir-se a partir dos princípios maçônicos;

    Falar sobre os assuntos maçônicos somente na presença de outros membros do grupo e não com leigos ou pessoas de fora que não fazem parte da ordem.

  4. 4

    Um maçom tem a obrigação de tratar todos os Homens como seres iguais e sem distinção;

    Praticar a bondade e lutar pelo bem e pela paz da humanidade;

    Lutar contra a corrupção, ambição e a ignorância, primando sempre pela justiça e pela verdade.

  5. 5

    Os maçons utilizam o tratamento de "irmão" por que para eles todos nós somos irmãos e devemos nos amar uns aos outros. Eles têm a obrigação de ajudar e socorrer outro irmão em qualquer situação difícil o de perigo se não tiver sido ele o causador desta situação. Esta é a promessa e juramento que cada maçom faz.

  6. 6

    As maiores características para tentar identificar um maçom são a bondade, a honra, a virtude, a inteligência, a vontade e o amor.

    Eles têm um sinal, e é através deste sinal, toques e palavras que se pode reconhecer um maçom. O sinal significa a honra de guardar um segredo e o significado da palavra são força, apoio e moral.

    Eles também utilizam um avental, quando estão trabalhando em sua loja, por isso fiquem atentos! Para eles o avental é símbolo de dignidade no trabalho, dedicação e vontade de aprender.

    As luvas brancas trazidas por eles significam pureza e em suas mãos não deverá haver qualquer impureza ou pecado.

    Um maçom pode ser mais fácil de ser identificado do que você pensa, por isso, esteja atento aos sinais, características e as suas honráveis atitudes!

Comentários
blog comments powered by Disqus