» Dinheiro » Negócios » Como implantar o 5s

Como implantar o 5s

Galeria
Como implantar o 5s

Conhecido hoje em grande parte do mundo por sua eficácia comprovada pela sua aplicação real por décadas, os 5s ou Programa 5s foi criado por Kaoru Ishikawa no ano de 1950. Desenvolvido no Japão pós-guerra, revolucionou o mundo com seu resultado e visão para ampliar sua capacidade de produção por meio da organização para cada componente de um ambiente.

Para poder implantar o 5s é interessante saber o que eles significam. As palavras começam com “S” pois são derivadas do japonês que são Seiri, Seiton, Seisso, Seiketsu e Shitsuke que se traduzidas na mesma ordem são o Descarte, a Arrumação, a Limpeza, a Saúde e a Disciplina.

Instruções

Coisas que você precisa

  • Supervisão da aplicação dos passos implantados.
  • Espaço que necessite de organização.
  1. 1

    Faça um inventário de todos os itens do local e selecione desta lista somente o que for essencial para o funcionamento daquela área específica, pois excesso em determinados setores pode trazer escassez para outros. Concluindo o primeiro S, Descarte ou Seiri.

  2. 2

    No segundo S, Seiton ou Arrumação, remova da área tudo que foi considerado relevante e organize o que ficou. Isto faz com que não sobre materiais ou que perca muito tempo procurando por eles, criando espaço em áreas antes ocupadas.

  3. 3

    Agora execute a Limpeza ou Seisso. Limpar profundamente o local e ter a certeza que todos os equipamentos estão em condições perfeitas de funcionamento executando passos como a manutenção preventiva dos equipamentos e a reeducação a manutenção e limpeza do local.

  4. 4

    Crie as condições necessárias para que tenha um ambiente iluminado, ventilado e dentro das medidas necessárias para a prática de cada setor. Oriente o usuário a se preocupar incessantemente com sua saúde, o uso constante dos equipamentos de segurança necessários para a execução de sua função e instrução na forma correta da utilização de cada um, completando assim o Seiketsu ou Saúde.

  5. 5

    Implante o Shitsuke e faça com que o usuário tenha consigo ambição da melhoria constante, fazendo assim, com que a criatividade, senso crítico e força de vontade estejam em constante desenvolvimento. A disciplina trará um aliado fiel ao programa que após ter se incorporado ao sistema policia sua aplicação.

Dicas e AVISOS
  • Siga a ordem dos passos para que o sistema funcione apropriadamente.
  • Mantenha e supervisione a aplicação do passo anterior antes de avançar para o próximo.
Comentários
blog comments powered by Disqus